Ciência e tecnolocia

Ministro busca ampliar cooperação científica na Europa

Sérgio Rezende e Lula estão na Ucrânia para assinar acordos de cooperação.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

SÃO LUÍS - O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, acompanha, nesta semana, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, numa viagem a Europa cuja agenda inclui reuniões envolvendo assuntos de Ciência e Tecnologia. Nesta segunda-feira (1º), o presidente Lula e o ministro Rezende desembarcam em Kiev, capital da Ucrânia. Brasil e Ucrânia desenvolvem em conjunto diversos projetos, entre eles o de cooperação espacial. O Brasil oferece condições geográficas especiais para o lançamento de foguetes, enquanto a Ucrânia desenvolve a tecnologia para o Cyclone-4, um foguete com capacidade para colocar um satélite em órbita, que será lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Em outubro, a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), que é gerenciada pelos dois países, apresentou uma proposta para desobstruir os entraves de transferência de tecnologia, com isso existe a possibilidade de o Brasil participar do desenvolvimento do Cyclone-4.

Nesta quarta-feira (2), o ministro Rezende deve assinar acordos de cooperação em áreas consideradas prioritárias com os ucrânianos, como energia nuclear e a espacial. No mesmo dia, o ministro e o presidente Lula embarcam para Berlim, na Alemanha.

O Brasil é o principal parceiro da Alemanha para cooperação científica e tecnológica na América do Sul. Na visita ao País, o ministro Rezende e o presidente tratam com autoridades alemãs possíveis acordos de cooperação bilateral.

Com informações do MCT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.