PAC Rio Anil

Sorteio de apartamentos será realizado nesta semana

Segundo o secretário Filuca Mendes, 198 apartamentos serão sorteados na 6ªfeira.

Secom/Governo

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Filuca Mendes, vistoriou, neste fim de semana, as obras do PAC Rio Anil, no bairro da Camboa. Ele estava acompanhado do secretário-adjunto, Orleans Carvalho. Em conversa com as famílias beneficiadas com a obra e com lideranças comunitárias, o secretário informou que o sorteio dos 198 apartamentos, construídos pelo governo no local, será realizado na sexta-feira (20), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em solenidade presidida pela governadora Roseana Sarney.

A inauguração dos apartamentos, que ocupam uma área de 42m² divididos em dois quartos, banheiro, sala, cozinha e lavanderia, será no dia 27, informou Filuca. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado a participar da solenidade.

“Estamos aqui para discutir com as famílias como será feita a mudança, porque aqui tem crianças, pessoas idosas, deficientes, pessoas que precisam de uma atenção especial. Esse deslocamento precisa ter um agente social muito forte”, explicou Filuca. Ele acrescentou que o sorteio vai definir o bloco, número do apartamento e o andar que cada família vai morar.

Para facilitar a mudança, o governo vai disponibilizado às famílias um auxílio mudança. Paralelamente a isso, a Secretaria oferecerá toda estrutura, como caminhões para transportar os móveis e utensílios domésticos dos mesmos.

Ele informou que o sorteio será feito de forma transparente, com globo da Caixa Econômica, e com a presença das famílias beneficiadas para que elas possam acompanhar todo o processo e comprovar que não haverá privilégios na distribuição dos imóveis. Muitos dos beneficiados vivem atualmente em abrigos provisórios.

“Sabemos que estamos lidando com vidas e é preciso respeitá-las”, observou. O secretário contou que no dia da entrega dos apartamentos a governadora vai fazer uma surpresa para os moradores com a doação de alguns implementos para que elas já tenham um começo de vida melhor no novo habitar.

Adequações

Por determinação da governadora Roseana Sarney foram feitas algumas alterações na área dos apartamentos como a construção de quadra de esporte, área de convivência e playground que não fazia parte do projeto. Outra alteração foi a construção de boxes em alguns blocos de apartamentos, haja vista que muitos dos beneficiários do programa, tinham salão de beleza ou um pequeno comércio.

A dona de casa Eliete Serra, que mora em uma palafita há 38 anos e que agora será beneficiada com a aquisição de um dos apartamentos do PAC está ansiosa pela mudança. “Sonho com isso todas as noites. É uma mudança muito boa para todos nós e estamos aguardando, com pressa, viver nos novos apartamentos”, contou.

Além dos apartamentos da Camboa, o governo está construído, próximo ao Instituto Federal de Educação Tecnologia do Maranhão (IFMA), antigo Cefet, mais 220 apartamentos e está licitada a construção de outros 580. Os dos primeiros devem ser entregues em março e, em setembro, os demais, que serão construídos no bairro do Diamante e na antiga fábrica dos Abdala, onde hoje é um canteiro de obra.

Distorções

O secretário disse que algumas distorções do projeto, elaborado pelo governo anterior, estão sendo corrigidas para que ele se torne mais viável. As distorções estão principalmente na construção do sistema viário. “São coisas que não se admite em um projeto de um custo tão caro. O projeto que queremos é para resolver e não piorar a situação dos que aqui moram e de todos que utilizarão o sistema”.

Entre as distorções, ele apontou uma ponte de 120 metros que poderia ter apenas 40 metros. “Temos aqui um elevado de quase mil metros de comprimento o que leva o custo da obra a um valor astronômico”, acrescentou. As modificações no projeto, segundo informou Filuca, estão sendo discutidas com o governo federal. A Secretaria está tendo dificuldade porque ele foi conveniado pelo governo passado.

O PAC Rio Anil prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais com relocação de 1.600 famílias de habitações precárias (palafitas) e melhoria de 7.500 residências. O projeto envolve a margem esquerda do Rio Anil, com a construção da avenida do Contorno que proporcionará a integração dos bairros Alemanha, Monte Castelo, Liberdade e Camboa e disponibilizará aos moradores dessas localidades, saneamento básico, urbanização e habitações planejadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.