CombustĂ­vel

Governo estuda ampliar percentual de biodiesel no diesel por meio de lei

AgĂȘncia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 13h05

BRASÍLIA - O coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel, Rodrigo Rodrigues, disse hoje (9) que o governo tem interesse em ampliar o percentual de biodiesel no diesel vendido nos postos de gasolina.

Ele ressaltou, no entanto, que esse percentual sĂł pode ser ampliado compulsoriamente por meio de lei.

Até janeiro de 2010, o diesel vendido nos postos terå 5% de sua fórmula composta por biodiesel, o que significa antecipar uma meta inicialmente prevista para 2013.

“Com esse aumento serĂŁo utilizados cerca de 2,3 bilhĂ”es de litros de biodiesel nos veĂ­culos automotores brasileiros”, afirmou Rodrigues.

“O biodiesel estĂĄ crescendo mais rĂĄpido do que o etanol nos primeiros anos. Mas precisamos ter o cuidado de introduzi-lo de forma sustentĂĄvel”, disse o coordenador, apĂłs participar do 3Âș Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel.

Segundo ele, que atua na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, “há interesses por parte do governo e de setores industriais ligados à produção de óleos vegetais em ampliar ainda mais o percentual de biodiesel misturado de forma compulsória ao diesel no Brasil”.

A União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) tem manifestado ser possível atingir a marca de 10% até 2015.

Rodrigues nĂŁo quis adiantar percentuais ou prazos para esse aumento. “Vamos manter os 5% de mistura ao longo de 2010, atĂ© porque sĂł se pode ampliar essa mistura compulsĂłria por meio de lei”, disse.

Segundo ele, as indĂșstrias produtoras devem pressionar o Legislativo visando a uma ampliação ainda maior do que os 5% previstos para vigorar a partir de janeiro.

“Já há matrizes de montadoras de veículos automotores que trabalham, na Europa, com uma mistura de 30%, a partir de sementes de canola. Na Alemanha, há veículos que utilizam biodiesel puro”, informou o representante da Casa Civil.

Rodrigues, entretanto, lembrou que, devido ao alto volume de diesel consumido no paĂ­s – cerca de 41 bilhĂ”es de litros por ano –, Ă© impossĂ­vel pensar em uma produção de biodiesel que seja prĂłxima a essa totalidade.

O 3Âș Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel termina amanhĂŁ (10). A programação do evento inclui palestras e debates sobre a sustentabilidade do biodiesel.

“O tema sustentabilidade do biodiesel Ă© ainda pouco explorado, a gente nĂŁo tem dados em grande escala na parte de produção, ciclo de vida das matĂ©rias-primas, principalmente das mais novas”, destacou o coordenador-geral de Tecnologia do MinistĂ©rio da CiĂȘncia e Tecnologia, Adriano Duarte, em entrevista ao programa Revista Brasil, da RĂĄdio Nacional.

Mais de 700 trabalhos cientĂ­ficos foram escolhidos para serem discutidos nos dois dias do encontro. Participam do congresso pesquisadores, estudantes, tĂ©cnicos e gestores dos setores pĂșblicos e privados, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.