Brasil

Presidente de Israel chega ao Brasil numa ofensiva contra terroristas

AgĂȘncia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 13h05

BRASÍLIA - No momento em que o governo de Israel lança uma ofensiva contra o avanço dos grupos terroristas no mundo, o presidente israelense e PrĂȘmio Nobel da Paz de 1994, Shimon Peres, chega ao Brasil na prĂłxima semana. Peres, que ficarĂĄ no paĂ­s de 10 a 15 deste mĂȘs, pedirĂĄ que o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva apoie as negociaçÔes de paz na Faixa de Gaza e incentive a ampliação do comĂ©rcio entre o Brasil e Israel.

Segundo o embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, o governo Lula pode colaborar na busca de um acordo de paz na região. Em entrevista, ele disse que estå em curso uma série de articulaçÔes e elogiou a iniciativa de Lula em receber, inicialmente, Peres e depois o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Ainda neste mĂȘs, Lula recebe o lĂ­der palestino. As visitas de Peres e Abbas fazem parte da polĂ­tica externa brasileira na qual o presidente Lula determinou ao ministro de RelaçÔes Exteriores, Celso Amorim, que se empenhasse nas açÔes pelo cessar-fogo e pela paz.

“Esperamos que o governo brasileiro venha a contribuir para o processo de paz com o governo legĂ­timo dos palestinos, encabeçado por Mahmoud Abbas”, afirmou. “É interesse nosso e tambĂ©m de Abbas. Espero que essa tambĂ©m seja a posição do governo brasileiro: apoiar os movimentos moderados palestinos, e nĂŁo os outros.”

Peres ficarå em Brasília nos dias 10 e 11 e depois seguirå para São Paulo, acompanhado por 30 empresårios israelenses que pretendem investir no Brasil. Atualmente, o comércio bilateral entre os dois países envolve cerca de US$ 1,5 bilhão concentrado em alta tecnologia, agricultura e pecuåria. De São Paulo, o presidente israelense segue para o Rio de Janeiro.

Em janeiro, Amorim fez uma série de viagens ao Oriente Médio, visitando a Síria, Israel, a Cisjordùnia e a Jordùnia. O diplomata teve contato com vårios líderes políticos da Organização das NaçÔes Unidas (ONU), da Liga Árabe, da União Europeia e do governo dos Estados Unidos.

“Queremos que o governo do Brasil mostre apoio ao governo legĂ­timo de Abbas. NĂŁo temos problema algum com essa visita. Temos relaçÔes diretas com o presidente Mahmoud Abbas”, enfatizou o embaixador israelense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.