BRASÍLIA - O Parque Nacional dos Lençóis Maranhense integra a chamada Rota das Emoções juntamente com os parques nacionais de Jericoacoara, no Ceará, e Delta do Parnaíba, no Piauí. Esse roteiro turístico é vendido internacionalmente pela Embratur. O ICMBio entende que essas unidades de conservação precisam estar respaldadas para atender, de forma legal e ordenada, às demandas nacionais e internacionais.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já tem o seu Plano de Manejo e Jericoacoara já está providenciando o seu, com apoio do Ministério do Turismo, por meio do Prodetur (Programa de Desenvolvimento de Turismo). Faltava a APA Delta do Parnaíba, que agora começa a agilizar o seu.
Júlio Gonchorosky, coordenador-geral de Uso Público e Negócios da Diretoria de Unidades de Conservação de Uso Integral-Direp, admite que, mesmo já tendo seu Plano de Manejo, Lençóis Maranhenses precisa passar por um ordenamento do turismo dentro do parque.
Continua após a publicidade..
Nas próximas semanas deverá ser realizada reunião para discutir um documento normatizador, que vai estabelecer as regras de visitação do parque. “Queremos fazer um documento caracterizando as rotas dentro do parque, como isso deverá ser feito, de que maneira: a pé, de carro, com condutores treinados. Temos que propor cursos de primeiros socorros para atendimento a um possível incidente com visitantes, enfim, os operadores de turismo terão que se organizar. E isso vale tanto para barcos quanto para veículos. Nossa meta é estabelecer um turismo regulamentado e capacitado”, adianta Júlio.
Ele cita o exemplo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde o ordenamento do turismo ficou praticamente restrito ao treinamento de guias, que hoje fazem acompanhamento dos turistas nas dependências do parque. E acha que o problema dos quadriciclos que circulam em algumas áreas de Lençóis Maranhenses, próximas a ninhos de aves e outros animais endêmicos, deve ser objeto de estudos para ordenamento do uso desses equipamentos.
As informações são Instituto Chico Mendes
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias