Cidadania

CNJ lancará campanha para ressocialização de presos

O projeto é destinado a sensibilizar a sociedade para a necessidade de recolocar no mercado de trabalho presos que já cumpriram pena.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

BRASÍLIA - O programa "Começar de Novo" entrará em uma nova fase a partir de novembro, com o lançamento de uma campanha nacional de mídia focada na ressocialização dos ex-presidiários.

"Dê uma segunda chance para quem já pagou pelo que fez". Esta é uma das frases que ilustram a campanha "Começar de Novo", do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto é destinado a sensibilizar a sociedade para a necessidade de recolocar no mercado de trabalho presos que já cumpriram a sua pena.

Também para esta nova fase está prevista a criação de um banco nacional de vagas de empregos para os egressos do sistema prisional. O sistema poderá ser acessado pelo site do CNJ. Os conselhos da comunidade e outras entidades ligadas à fiscalização da execução de penas farão a ponte entre as ofertas de empregos e os egressos.

Acordo

Em prosseguimento à campanha, na última terça-feira, 20, foi assinado um acordo entre o CNJ e a Fifa para assegurar emprego na construção de estádios e outras obras para a Copa de 2014 e cursos de profissionalização aos egressos do sistema carcerário. Durante a assinatura do acordo, o Presidente do CNJ, Ministro Gilmar Mendes, ressaltou que "nenhum país conseguiu melhorar a segurança sem atacar o problema da reincidência. Isso só pode ser combatido com um programa sério de reinserção social como o Começar de Novo".

Fonte: Ascom/CNJ

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.