Arco Verde

Buriticupu e Bom Jesus das Selvas são incluídos em operação ambiental

As cidades serão alvo de atividades da Operação Arco Verde, do Ministério do Meio Ambiente.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h09

SÃO LUÍS - Os municípios de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas (308 km de São Luís) serão incluídos nas atividades da Operação Arco Verde, iniciativa do Governo Federal que visa atingir municípios que se encontram em estágio crítico em matéria de desmatamento. A informação foi divulgada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em recente visita à região durante as atividades de outra operação de combate a crimes ambientais, a Operação Arco de Fogo.

No último dia 3, a promotora de Justiça da Comarca de Buriticupu, Uiuara de Melo Medeiros, e lideranças locais solicitaram formalmente ao ministro do Meio Ambiente a inclusão da região de Buriticupu nas atividades da operação Arco Verde. Para Uiuara, “a inclusão da região de Buriticupu na operação é indispensável, uma vez que a economia local, historicamente, tem girado em torno da exploração irregular de produtos florestais”.

Na ocasião, a promotora de Justiça apresentou uma exposição de motivos sobre a necessidade de intensificação do combate a crimes ambientais na região. “Os municípios desta região sofrem constantemente os efeitos da degradação ambiental provocados, principalmente, pela extração e transporte irregular de produtos florestais, inclusive de áreas indígenas, e pela existência de fornos de carvão na zona urbana”, justificou.

Continua após a publicidade..

Uiuara Medeiros relata, ainda, que desde o ano passado, o Ministério Público do Maranhão elegeu como prioridades as ações voltadas à segurança pública e defesa do meio ambiente na comarca de Buriticupu, que inclui, ainda, o município de Bom Jesus das Selvas. Ela também esclarece que a Promotoria de Justiça de Buriticupu vai continuar atuando junto aos órgãos de fiscalização ambiental e a sociedade civil para combater os crimes ambientais na região.

As informações são do Ministério Público

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.