Bacabeira

Instalação de refinaria é debatida durante seminário

Números da Prefeitura apontam que 46,7% dos moradores vivem das atividades do setor primário.

Itevaldo Júnior/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h09

BACABEIRA - Centrado no desenvolvimento sustentável, o prefeito de Bacabeira, José Venâncio Filho (DEM), comandou um seminário com secretários estaduais e municipais, vereadores, Ministério Público Estadual, lideranças políticas, religiosas e comunitárias ontem, para debaterem assuntos relativos ao desenvolvimento econômico e social e ao meio ambiente com a implantação da Refinaria Premium, da Petrobras, no município.

Os secretários estaduais de Educação, César Pires; de Indústria e Comércio, Maurício Macedo; e o de Meio Ambiente,

Washington Rio Branco, e ainda os promotores de Justiça Fernando Barreto Júnior, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, e Elisabeth Albuquerque, da comarca de Rosário, foram os palestrantes do evento, realizado na Igreja Batista.

Primeiro palestrante do seminário, Venâncio Filho apresentou um diagnóstico socioeconômico e físico-geográfico do município. Dados apontados pelo prefeito indicam que durante a década de 1990, Bacabeira teve um crescimento populacional de 2,29%, mas somente no último ano a estimativa era de 3,48%.

“Temos uma população muito jovem, 53,1% está inserida na faixa etária de 0 a 19 anos. Com metade da população com menos de 20 anos, isso amplia a nossa responsabilidade”, declarou Venâncio Filho.

A 50 quilômetros de São Luís, Bacabeira é cortada pelas estradas de Ferro Carajás (EFC) e a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e pelas rodovias federais BR-135 e 402. Números da Prefeitura apontam que 46,7% dos moradores vivem das atividades do setor primário (pesca, agricultura e pecuária).

Num discurso muito otimista, o secretário Maurício Macedo afirmou que os gestores e moradores de Bacabeira não precisam temer o futuro. “Temos que construir e nós não tememos o futuro. A refinaria é um projeto estruturante para o estado e o país. Bacabeira receberá um empreendimento de fundamental importância para o desenvolvimento do Maranhão, e para isso contem com o governo estadual”, disse Macedo.

Macedo afirmou que em todo os lugares onde foram instaladas refinarias de petróleo instalou-se também um pólo petroquímico. “Será construída aqui a maior refinaria do continente americano. Serão produzidos 600 mil barris por dia e o Maranhão crescerá junto com esses investimentos”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio.

Escolas - O secretário de Educação, César Pires, anunciou a construção de duas escolas de ensino médio no município. A primeira terá as obras iniciadas em 30 dias. Num discurso que empolgou a platéia, Pires disse que a educação tem que ser o pressuposto básico em qualquer projeto de desenvolvimento.

“Uma sociedade que busca se desenvolver não pode abrir mão do conhecimento. É elemento de sustentação de todo o processo de desenvolvimento socioeconômico e cultural. Para nós, educação é um pressuposto básico para os projetos de desenvolvimento de um estado como o nosso”, assegurou César Pires.

Washington Rio Branco defendeu a articulação entre os entes federados para assegurar a sustentabilidades dos municípios e dos empreendimentos industriais . “Temos que trabalhar conjuntamente. Vamos integrar as diferentes pastas e os governos municipais para assumirmos as responsabilidades, no sentido de que Bacabeira tenha um projeto de crescimento e desenvolvimento sustentado”, pontuou o titular da Sema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.