SÃO LUÍS - O Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante está, de hoje até domingo (31), na capital maranhense. O projeto traz atrações teatrais, fotográficas e cinematográficas.
As atividades começam com a exposição “Serra da Canastra”, do fotógrafo e escritor Adriano Gambardini, em cartaz até domingo, no hall do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. A mostra reúne 40 fotos, que apresentam detalhes da vida e da rotina do povo mineiro, suas tradições, crenças e costumes, além da fauna e flora da região. A intenção é ampliar as discussões sobre a conservação do meio ambiente a partir de visitas orientadas para estudantes e para o público espontâneo.
A música também está presente no Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante com a cantora chilena Tita Parra. Além de ministrar oficina sobre música popular na Praça João Lisboa, ela fará o show “El Camino del Médio”, mostrando a herança da música tradicional de seu país, incursionando com novas linguagens sonoras. O repertório inclui músicas do seu último álbum. A apresentação será no Teatro Alcione Nazareth, nesta quarta-feira (26), às 19h.
Em “Brasil Clássico Caipira”, novos arranjos marcarão as 20 musicas a serem apresentadas no show que reúne nomes da música interiorana como Pena Branca, Irmãs Galvão, Décio Marques e Genésio Tocantins, sob a direção de Rildo Hora. O ator Jackson Antunes fará participação especial no show, marcado para domingo, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo.
O teatro também receberá o espetáculo “O Caminho para Meca”, comos atores Cleyde Yáconis, Patrícia Gaspar e Cacá Amaral. Inspirado em uma história real, o texto de Athol Fugard, um dos mais importantes dramaturgos contemporâneos, retrata os preconceitos raciais a partir da história de vida de uma sul-africana que se expressa por sua arte. Serão três apresentações, marcadas para quinta, sexta e sábado, sempre às 20h. Os ingressos para as atividades no teatro serão vendidos na bilheteria ao preço de R$ 15,00, com meia entrada para estudantes, idosos, clientes e funcionários do Banco do Brasil.
Cinema
Os cinéfilos também terão a oportunidade, nos dias do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, de assistir a algumas produções que fizeram a diferença no universo da sétima arte no ano passado. Os melhores longas-metragens de 2008, na opinião dos membros da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), serão exibidos até domingo, no Cine Praia Grande, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), em dois horários, às 16h e às 19h.
Para o público infantil, o Centro Cultural preparou a mostra Sessão Criança Itinerante. O projeto apresenta uma programação de filmes em duas sessões diárias, às 9h e às 14h.
Veja a programação dessa terça-feira (25):
Os Melhores Filmes do Ano - ACCRJ Itinerante
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa Filho
Entrada Gratuita
16h - Onde os Fracos Não Têm Vez
De Ethan Coen e Joel Coen. No oeste do Texas, na década de 80, Llewelyn Moss (Josh Brolin), veterano do Vietnã, aproveita uma venda malfeita de drogas para fugir com US$ 2 milhões. Porém, ele passa a ser perseguido por um violento e implacável assassino (Javier Bardem), que nem mesmo o xerife Bell (Tommy Lee Jones) pode conter. 122 min. Não recomendada para menores de 16 anos.
19h – Queime Depois de Ler
De Ethan Coen e Joel Coen. Osbourne Cox (John Malkovich) é um agente da CIA expulso da agência que escreve suas memórias contendo detalhes reveladores. Mas o CD no qual o texto está escrito cai acidentalmente nas mãos de dois confusos e atrapalhados funcionários de uma academia de ginástica (Frances McDormand e Brad Pitt), que tentam faturar uma grana em cima das informações que conseguem. 96 min. Não recomendada para menores de 14 anos.
Sessão Criança Itinerante
9h – Palestra para Educadores
Palestra para educadores formais e informais com o tema “As múltiplas funções do audiovisual na escola”, cuja proposta é a troca de informações e idéias sobre o tema tão atual e ainda pouco discutido entre os educadores.
14h – O Castelo Animado
Direção: Hayao Miyazaki. Japão / 2004 / 119 minutos. A jovem Sophie conhece o belo mágico Hauru e desperta o ciúme da Bruxa das Terras Desoladas, que a transforma em uma velha. Buscando um modo de desfazer o feitiço, Sophie acaba encontrando o castelo de Hauru, que mudava sempre de lugar, e iniciou uma grande aventura
Oficina
Entrada gratuita/ Inscrições no site vozesdemestres.com/ Classificação livre
20h às 22h – Vivência com Tita Parra: A presença de Violeta Parra na sonoridade latino-americana
Nascida em Santiago do Chile, Tita Parra é autora, compositora e intérprete de música popular. Durante o encontro, a cantora abordará a presença de sua avó, Violeta Parra, na sonoridade latino-americana.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.