Nova lei

Lula envia ao Congresso Nacional projeto de nova lei de estrangeiros

AgĂȘncia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 13h14

BRASÍLIA - O presidente da RepĂșblica, Luiz InĂĄcio Lula da Silva, enviou hoje (2) ao Congresso Nacional um projeto de lei sobre o ingresso, a permanĂȘncia e saĂ­da de estrangeiros no territĂłrio nacional. O PL que substitui a lei de 1980, regulamenta a naturalização na cidadania brasileira, trata de repatriação e expulsĂŁo, alĂ©m de criar o Conselho Nacional de Migração.

O projeto assegura aos estrangeiros os mesmos direitos civis e sociais dos cidadãos brasileiros, mas veda sua participação em algumas atividades empresariais, entre elas a de proprietårio de empresa jornalística; concessionårio de jazidas, minas e demais recursos minerais e dos potenciais de energia hidråulica; e adquirir terras em região de fronteira.

A possibilidade de concessĂ”es de passaporte para estrangeiros e diversos tipos de visto (turismo, negĂłcios, tratamento de saĂșde, estudos e trabalho) tambĂ©m estĂĄ prevista no projeto de lei. Ele prevĂȘ ainda que o visto permanente serĂĄ concedido ao estrangeiro com filhos e descendentes que estejam sob sua guarda e dependĂȘncia econĂŽmica; tiver notĂłrio conhecimento em sua ĂĄrea de atuação profissional e puder prestar serviços relevantes ao Brasil; e realizar investimentos que gerem emprego e desenvolvimento, entre outras razĂ”es.

NĂŁo terĂŁo visto ou residĂȘncia no Brasil os estrangeiros condenados por crime passĂ­vel de extradição, quem jĂĄ tiver sido expulso do paĂ­s ou se for “considerado nocivo ao interesse nacional”.

O projeto de lei tambĂ©m transforma o Conselho Nacional de Imigração em Conselho Nacional de Migração. CaberĂĄ ao novo conselho estabelecer as normas complementares para a obtenção dos vistos e das residĂȘncias temporĂĄrias e permanentes. AlĂ©m dos estrangeiros, o ĂłrgĂŁo vai recomendar as medidas para a proteção dos brasileiros emigrantes.

Ao assinar a mensagem ao Congresso Nacional encaminhando o projeto de lei e sancionar a lei de anistia para estrangeiros em situação irregular, o presidente Lula disse que vai mostrar as iniciativas brasileiras em relação aos estrangeiros na reunião do G 8, que serå realizada na próxima semana, na Itålia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.