BRASĂLIA - O presidente da RepĂșblica, Luiz InĂĄcio Lula da Silva, enviou hoje (2) ao Congresso Nacional um projeto de lei sobre o ingresso, a permanĂȘncia e saĂda de estrangeiros no territĂłrio nacional. O PL que substitui a lei de 1980, regulamenta a naturalização na cidadania brasileira, trata de repatriação e expulsĂŁo, alĂ©m de criar o Conselho Nacional de Migração.
O projeto assegura aos estrangeiros os mesmos direitos civis e sociais dos cidadĂŁos brasileiros, mas veda sua participação em algumas atividades empresariais, entre elas a de proprietĂĄrio de empresa jornalĂstica; concessionĂĄrio de jazidas, minas e demais recursos minerais e dos potenciais de energia hidrĂĄulica; e adquirir terras em regiĂŁo de fronteira.
A possibilidade de concessĂ”es de passaporte para estrangeiros e diversos tipos de visto (turismo, negĂłcios, tratamento de saĂșde, estudos e trabalho) tambĂ©m estĂĄ prevista no projeto de lei. Ele prevĂȘ ainda que o visto permanente serĂĄ concedido ao estrangeiro com filhos e descendentes que estejam sob sua guarda e dependĂȘncia econĂŽmica; tiver notĂłrio conhecimento em sua ĂĄrea de atuação profissional e puder prestar serviços relevantes ao Brasil; e realizar investimentos que gerem emprego e desenvolvimento, entre outras razĂ”es.
NĂŁo terĂŁo visto ou residĂȘncia no Brasil os estrangeiros condenados por crime passĂvel de extradição, quem jĂĄ tiver sido expulso do paĂs ou se for âconsiderado nocivo ao interesse nacionalâ.
O projeto de lei tambĂ©m transforma o Conselho Nacional de Imigração em Conselho Nacional de Migração. CaberĂĄ ao novo conselho estabelecer as normas complementares para a obtenção dos vistos e das residĂȘncias temporĂĄrias e permanentes. AlĂ©m dos estrangeiros, o ĂłrgĂŁo vai recomendar as medidas para a proteção dos brasileiros emigrantes.
Ao assinar a mensagem ao Congresso Nacional encaminhando o projeto de lei e sancionar a lei de anistia para estrangeiros em situação irregular, o presidente Lula disse que vai mostrar as iniciativas brasileiras em relação aos estrangeiros na reunião do G 8, que serå realizada na próxima semana, na Itålia.
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.