SÃO LUÍS - A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite ocorreu neste sábado (20), das 8h às 17h. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 14,7 milhões de crianças em todo o país, o que corresponde a 95% das crianças menores de 5 anos. Ao todo, 115 mil postos de vacinação participaram da mobilização. A segunda etapa da vacinação ocorre no dia 22 de agosto.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa transmitida por vírus e pode provocar sequelas permanentes. As consequências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte.
A vacina contra a poliomielite é um serviço oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano. O Brasil já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como país livre da circulação do vírus da poliomielite. As gotinhas não têm contraindicações e são a única forma de prevenção.
Saiba Mais
- Poliomielite: entenda por que a OMS recomenda 95% de cobertura vacinal
- Vacina oral da poliomielite será substituída por dose injetável mais segura e eficiente
- Pandemia da Covid-19 prejudicou a cobertura vacinal da poliomielite, avalia infectologista
- Anunciada atualização da vacina contra pólio a partir de 2024
- Poliomielite segue como única emergência global mantida pela OMS
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.