Cinema

Três projetos do Maranhão são selecionados para o Cine Mais Cultura

São dois projetos de São Luís e um do município de Zé Doca.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h16

SÃO LUÍS - A Comissão de Avaliação e Julgamento, composta por sete membros da sociedade civil e do poder público, responsável por selecionar os 100 projetos inscritos no edital do Cine Mais Cultura, encerrou o processo seletivo no início desta semana. Do Maranhão foram selecionados dois projetos de São Luís e um do município de Zé Doca.

Os contemplados receberão equipamentos de exibição e câmera com tecnologia digital, filmes brasileiros selecionados pela Programadora Brasil, para exibição semanal durante dois anos, oficina de capacitação cineclubista e acompanhamento permanente das atividades dos novos Cines em seus três meses iniciais.

Foram beneficiados em São Luís os projetos "Nós da Comunidade" da Central Única das Favelas do Maranhão e o Labortório de Expressões Artísticas - LABORARTE. Também foi selecionado para o projeto Cine Mais Cultura o "Programa Educacional para Reciclagem" - PER do município de Zé Doca.

O Edital teve 602 projetos inscritos de todos os estados brasileiros. Desses, 246 estavam aptos à continuidade do processo seletivo. Foram contempladas propostas de 17 estados e 81 cidades, que serão beneficiadas com os kits da ação. A região Nordeste teve o maior número de premiados, com 46% do total, seguida pela região Sudeste com 36%, Sul com 11%, Norte com 5% e Centro-Oeste com 2%.

Após receberem os equipamentos, os responsáveis pelos projetos selecionados serão treinados em Oficinas de Capacitação Cineclubistas, que têm o objetivo de qualificar participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; de apoiar a formação dos oficinandos com introduções à História do Cinema e Linguagem Cinematográfica; e oferecer informações sobre questões atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade.

Outra meta é estimular os responsáveis pelos Cines ao diálogo com a comunidade local para a participação efetiva nas atividades. Esse trabalho será desenvolvido com apoio de um manual de capacitação produzido para o programa, por meio de parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC). Serão oito oficinas a serem ministradas durante o mês de julho (duas por semana).

Os Cines Mais Cultura selecionados receberão conteúdo do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (www.programadorabrasil.org.br). Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública. A Programadora reúne hoje um acervo de 330 obras, organizadas em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros.

No segundo semestre, em continuidade às parcerias firmadas junto aos estados brasileiros, a ação Cine Mais Cultura dará início ao lançamento dos próximos editais, que terão gestão compartilhada com as secretarias estaduais de cultura. Esta modalidade aumentará o poder de implantação, o que significa mais Cines até o início de 2010.

Kits disponíveis para os 100 contemplados - Os kits de equipamento para os Cines são compostos por tela para projeção de 210 polegadas (4m X 3m), projetor de vídeo digital, aparelho leitor de DVD, mesa de som de quatro canais, quatro caixas de som com potência de 250 watts, amplificador com 1200Wrms de potência, dois microfones sem fio de alcance de 150 metros e câmera filmadora digital.

As informações são do Ministério da Cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.