Alcântara

Foguete Orion é lançado do CLA com sucesso

O lançamento foi às 16h25, o foguete atingiu 93,7 km e depois caiu no mar.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h17

SÃO LUÍS - Lançado hoje (29), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o foguete Orion, uma parceria entre o Brasil e a Alemanha. O lançamento foi às 16h25 e segundo a aeronáutica foi dentro das expectativas.

O foguete atingiu a altitude de aproximadamente 93,7 quilômetros em cinco minutos e depois caiu no mar, a uma distância de 80,9 quilômetros da costa.

Em virtude das condições do tempo, o lançamento que estava previsto para ontem foi cancelado e remarcado para hoje. Foram dois dias de adiamento por más condições meteorológicas. A equipe responsável pela ação iniciou a contagem regressiva hoje pela manhã que teve que ser interrompida devido a chuva.

Os procedimentos foram estagnados faltando ainda três horas para o lançamento. A tarde foi iniciada uma nova contagem que resultou no lançamento do foguete.

O Orion é um veículo suborbital de dois estágios desenvolvido pelo DLR (Centro Espacial Alemão). Ele não tem capacidade para colocar objetos em órbita, de forma que sua trajetória é apenas uma parábola que leva o foguete ao espaço e de volta à Terra.

O lançamento ocorrido em Alcântara, batizado de Operação Maracati I - uma alusão a uma comunidade quilombola localizada no litoral ocidental maranhense - teve participação de técnicos alemães e suecos, em razão de parceria mantida com esses países para lançamentos desse tipo para a condução de experimentos em ambiente de microgravidade.

Na atual missão, entretanto, o objetivo era basicamente treinar as equipes responsáveis pelo lançamento - o foguete não possuía carga útil (experimentos instalados a bordo).

O último lançamento do tipo havia ocorrido dois anos atrás.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.