Semana Santa

Missas marcam Semana Santa em São Luís

Celebração dos Santos Óleos e o Lava-Pés acontecem nesta quinta-feira.

Imirante.com e Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h19

SÃO LUÍS - A Quinta-Feira Santa em São Luís será marcada por duas celebrações tradicionais da Semana Santa realizadas pela Igreja Católica: As missas dos Santos Óleos e a do Lava-Pés. A primeira consiste em um ritual no qual são benzidos os óleos utilizados nos sacramentos do batismo, crisma, ordenação e unção dos enfermos.

A missa será celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, às 9h, na Igreja da Sé. Nesta celebração, a cor dos parâmetros sacerdotais e do véu da cruz do altar-mor é branca, anunciando a Páscoa.

Estarão presentes à Missa dos Santos Óleos os representantes das 46 paróquias que constituem a Arquidiocese de São Luís. No ritual, os padres renovarão seus compromissos sacerdotais (obediência aos dogmas católicos, ao celibato, entre outros).

O ritual do Lava-Pés, também realizado na Quinta-Feira Santa, faz menção a Última Ceia, em que Jesus Cristo lavou os pés dos 12 apóstolos. Este ritual faz emergir os sentimentos de amor ao próximo, de compaixão, ensina a humildade, igualdade e fraternidade entre os homens.

A celebração do Lava-Pés será realizada em várias paróquias. Na Igreja de Santo Antônio ocorrerá às 18h; na matriz de São José de Ribamar às 19h, seguida pela adoração ao Santíssimo, realizada até às 2h de amanhã e também às 19h, na Igreja dos Remédios, logo após a celebração, será feita a transladação e Vigília.

Sexta-Feira Santa

Amanhã, Sexta-Feira Santa, é o único dia em que nenhuma missa é realizada no calendário católico. Na Paróquia de Santo Antônio será feita a Liturgia da Paixão de Cristo, na ocasião são lidos textos referentes ao martírio de Jesus.

Às 15h, será realizada a Hora Noa, que significa a hora tremenda, desastrosa. O sacerdote apresenta a cruz em três tons (baixo, médio e alto) e ao fim da celebração a cruz é venerada pelos fiéis. Às 18h30 será iniciada a Procissão por ruas do Centro e em seguida, o enterro do Senhor Morto, um ritual que faz parte da tradição da Igreja de Santo Antônio, trazida pelos portugueses, conforme informou padre Meireles. A Igreja de São José de Ribamar também realizará na Sexta-Feira Santa a celebração da Paixão de Cristo, às 15h. A programação nas igrejas ocorrerá até domingo.

Sábado de Aleluia

Vigília Pascal - a celebração acontecerá em todas igrejas, a partir das 19h.

Domingo

Missa da Ressureição - celebração em todas as igrejas de São Luís

Missas - às 6h, às 7j30, às 11h, às 17h, na igreja de São José de Ribamar

Liturgia da Páscoa - 8h na Capela do Bom Jesus dos Navegantes (localizada na Igreja de Santo Antonio).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.