BRASÍLIA - O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (4), um balanço parcial que indica queda de 40,53% dos casos da doença nas seis primeiras semanas do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados do boletim, foram notificados 42.956 casos de dengue entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro deste ano, contra 72.234 no mesmo período de 2008.
O boletim informa que, até dia 13 de fevereiro, foram registrados 66 casos de dengue hemorrágica, com três óbitos. Quanto aos casos de complicações da dengue, houve 75 notificações com duas mortes nesse mesmo período.
Apesar do balanço positivo, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de garantir a continuidade das ações e a mobilização contra a doença.
Continua após a publicidade..
Estados em alerta
Seis estados tiveram um aumento no número de notificações. Acre, Amapá, Roraima, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo seguem em alerta.
A situação é mais grave nas cidades de Jequié (BA); Baixo Guandu, Serra, Nova Venécia e Vitória (ES); Belo Horizonte, Coronel Fabriciano e Itanhomi (MG); Rio Branco (AC); Boa Vista (RR); e Macapá (AP).
Apesar do Rio de Janeiro ter registrado queda de 89,79% dos casos de dengue em 2009, o estado também está em alerta contra a doença. Segundo o governo, o Rio de Janeiro tem condições muito favoráveis à multiplicação do mosquito transmissor.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.