RIO - Um acordo de cooperação tecnológica para pesquisa e desenvolvimento no pré-sal foi assinado hoje (19) entre a Petrobras e a empresa franco-americana Schlumberger. “O acordo tem duração de três anos, podendo ser renovado por igual período. A Petrobras prevê investir cerca de US$ 10 milhões nos projetos”, informa a estatal.
A Petrobras disse ainda, por meio de nota, que foram negociados quatro projetos e pesquisa nas áreas de tecnologias eletromagnéticas para melhorias na caracterização de reservatórios profundos; de tecnologias de análises de dados sísmicos, também para melhorar a caracterização de reservatórios; de tecnologias de ressonância magnética nuclear, destinadas à caracterização de reservatórios complexos; e de sensores eletroquímicos.
Mais seis projetos ainda estão em fase de negociações e a carteira de projetos estabelecida a partir do acordo entre as duas empresas resultará na implantação, em 2010, do centro de pesquisas da Schlumberger na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, onde a Petrobras tem o seu centro de excelência tecnológica – e que será o primeiro a ser implantado no Hemisfério Sul.
Ainda através da nota, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse considerar “muito importante” para a Petrobras firmar alianças estratégicas com empresas reconhecidas, como a Schlumberger, diante dos desafios que se apresentarão com o início das atividades da empresa no pré-sal.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.