SÃO LUÍS - Durante o período carnavalesco, as pessoas ocasionalmente esquecem a alimentação habitual e exageram no consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, provocando indisposições ou mesmo infecções intestinais.
Para uma desintoxicação adequada e segura, a professora Terezinha Rêgo, coordenadora do Herbário “Ático Seabra”, recomenda o uso alternado dos chás de boldo (Peumus boldus) e erva-cidreira (Melissa officinalis), durante três dias. O boldo é um estimulante das funções hepáticas, ajudando o fígado a trabalhar de forma mais precisa. Seu chá deve ser tomado antes do almoço e jantar.
Já a erva-cidreira atua não só sobre a atividade digestiva, sendo também um eficiente estimulante. “Sempre que há um acréscimo na alimentação, as funções psicológicas também são afetadas, ocorrendo mal-estar, desânimo e outros sintomas”, explica a professora. A cidreira deve ser ingerida através de chá logo após as refeições principais.
Para aqueles que tiverem problemas de infecção intestinal, a coordenadora do herbário sugere a tintura de raiz de caixeta (Dydimopanax morototoni), que age como anti-séptico intestinal, desinfetando o intestino e combatendo a disenteria e outros sinais da infecção. O paciente deve dissolver uma colher de chá da tintura em um copo de água, tomando-a duas vezes ao dia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.