Falta d' água

'Abastecimento só será normalizado daqui a 60 dias'

Presidente da Caema explicou as causas da falta d'água em bairros de São Luís.

Imirante e Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 13h22

SÃO LUÍS - O presidente da Caema, José Augusto Teles, afirmou em entrevista à Rádio Mirante AM, que o abastecimento de água em São Luís só será normalizado daqui a 60 dias, quando o problema das bombas for solucionado. De acordo com o presidente da Caema, o Sistema Italuís, na BR-135, não estava operando com sua carga máxima já há algum tempo.

- O Sistema Italuís só entrará em ação com plena carga só em 60 dias. Estamos tomando todas as providências necessárias. Estamos tentando fazer uma bomba para minimizar o sofrimento da nossa população. O Sistema Italuís há algum tempo não está operando com a sua carga máxima. Nós temos quatro bombas na capitação do Italuís, três em operação e uma que usamos como reserva. Há algum tempo atrás uma bomba estourou e nós colocamos a reserva. Depois, a outra estourou. Então, só temos duas funcionando. Só temos dois terços da nossa capacidade produtiva em operação – avaliou.

José Augusto explicou ainda como funciona o abastecimento da Capital e quais são os investimentos que a Caema está fazendo para que o sistema de abastecimento de água volte ao normal.

- São Luís depende, hoje, de quatro sistemas: o do Sacavém, o do Italuís, dos Sistemas Paciência I e II e de um conjunto de sistemas espalhados pela Capital. Dentro de três semanas, depois que nós fizermos as limpezas dos poços, trocarmos os fios, as bombas e os filtros, já vai dar uma melhorada no abastecimento de água para a população – garantiu.

- Não temos condições de repor essas bombas no momento, porque essas bombas são fabricadas por encomenda. E as indústrias nos pediram um ano para entregá-las. Nossa única opção é a reconstituição dessas duas bombas, o que não é tão simples assim. A empresa já encomendou essa reconstituição. Estamos todos nós mobilizando para recompor esse sistema de abastecimento em São Luís - concluiu.

Matéria relacionada

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.