Trânsito

Educação no trânsito reduz acidentes

Imirante/O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h24

SÃO LUÍS - A quantidade de acidentes de trânsito de janeiro a novembro diminuiu em São Luís em 2008, em relação ao mesmo período de 2007. O balanço, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mostrou uma redução de 15,4% no número de ocorrências registradas. Até novembro, 3.745 acidentes foram registrados, 684 a menos que no ano passado. A média mensal que era de 403, em 2007, caiu para 340.

Em 2008, o mês com maior incidência de boletins de ocorrência (BO) de acidentes de trânsito foi o mês de agosto, com 448 BO’s. Já o mês com menos desastres foi fevereiro, com 225. Em 2007, os meses com maior e menor número de acidentes foram, respectivamente, março, com 538, e novembro, com 313 acidentes.

Segundo o coordenador de educação no trânsito do Detran, José Aranha Neto, a redução deve-se, principalmente, ao trabalho de educação no transito feito pelo órgão, o que resultou em uma maior conscientização do motorista. “Também em âmbito estadual o trabalho está sendo feito. Nesse caso, estamos trabalhando com os motoristas para que respeitem os hábitos locais dos municípios”, disse.

Embora as estatísticas finais do mês de dezembro ainda não tenham sido fechadas. O coordenador aponta aumento no índice no mês de dezembro. “Tivemos muitos acidentes com vítimas fatais no último mês do ano. O problema maior foi no comportamento do condutor que ingeriu bebidas e dirigiu, o que é proibido”, avalia.

Para o coordenador, as avenidas dos Franceses e Daniel de La Touche continuam como as campeãs de acidentes, com destaque também para a Beira-Mar e a Litorânea. “Conseguimos diminuir os acidentes, mas ainda existe uma necessidade de intensificar a fiscalização”, finaliza.

A imprudência ainda é o principal motivo dos acidentes em São Luís. Com avenidas largas, os condutores se sentem à vontade para correr em qualquer lugar. “Essa vontade só diminui quando sentem dor no bolso. Por isso, o uso de barreiras eletrônicas de semáforos nas principais avenidas”, acrescentou. A imperícia (a falta de aptidão para o exercício da função) também entra na lista de causas de desastres.

Além do trabalho de educação para o trânsito, os órgãos competentes têm adotado outras medidas para reduzir os acidentes. A última a entrar em vigor, foi a Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que alterou as regras para obtenção Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.