SÃO LUÍS - O Festival Maranhão na Tela, que acontece pela segunda vez em São Luís, entre os dias 1 e 6 de dezembro, vai exibir os melhores filmes de alguns dos principais festivais do Brasil, em vários espaços da capital maranhense. Ao todo serão mais de 100 curtas metragens das mais variadas linguagens. Mais que um festival, o evento configura-se um projeto de fomento cujo objetivo maior é democratizar o acesso à capacitação, produção e difusão de conteúdos audiovisuais no Estado.
O audiovisual é uma ferramenta de suma importância para o exercício da cidadania, possibilitando uma forma de expressão artística e a valorização da identidade cultural de um grupo.
Além das mostras, o projeto tem em sua programação o debate "Cultura e Política em 68", a partir da exibição do filme 15 filhos, de Marta Nehring. O evento acontece às 17h, no Cine Praia Grande.
Paralelo ao festival, entre os dias 03 e 05, a Associação Comercial vai sediar o 2º Fórum de Produção Audiovisual, a partir das 14h. Uma das propostas do Fórum é a busca de resultados concretos para implantação de políticas públicas voltadas para esse setor no estado do Maranhão.
Resultados
O resultado desta proposta de democratização poderá ser visto a partir desta segunda-feira (1°), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, quando pelo menos 130 jovens receberão seus certificados dos cursos de roteiro e documentário, de direção e produção e das oficinas de vídeo, ocorridos em outubro passado.
O Maranhão na Tela é um evento democrático, onde todos podem participar. E o melhor, de forma totalmente gratuita. Além do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho as exibições acontecem ainda no Estacionamento da Praia Grande, com a parceria do Projeto Cine Estrada, na UFMA, na Plataforma da Univima e em oito bairros da capital, através do Cine-Cemar.
Para saber mais sobre o projeto e também conferir a programação completa da mostra, acesse ou www.maranhaonatela.blogspot.com
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.