Saúde

Tabagismo passivo mata 2.600 pessoas não-fumantes por ano

UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 13h26

SÃO LUÍS - O fumo passivo causa um prejuízo anual de 37 milhões de reais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a Previdência Social, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Segundo o médico pneumologista do Ambulatório de Pneumologia do Hospital Universitário da UFMA, Alcimar Nunes Pinheiro, a principal medida de prevenção é evitar a exposição passiva à fumaça do cigarro.

O tabagismo passivo mata 2.600 pessoas não-fumantes por ano, no Brasil. Não existe um tipo de doença específica do tabagismo passivo; são as mesmas que acometem os fumantes ativos. O pneumologista explica que a fumaça do cigarro pode causar enfermidades em várias partes do organismo, principalmente no pulmão, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e o câncer. No sistema cardiovascular, pode ocorrer o infarto do miocárdio e o derrame cerebral. Na mulher, o câncer de colo do útero e o tumor na mama, adverte Alcimar.

O tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo e outros produtores de fumaça) por indivíduos não-fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados. Tem-se verificado que a ascendência do tabagismo tem diminuído em função das campanhas educativas, mas o número de fumantes ainda é muito grande, ressalta o pneumologista.

Conforme dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência do tabagismo. O que os hospitais, postos e centros de saúde podem fazer são programas de renúncia ao tabagismo, onde fumantes participam de reuniões para que entendam as razões comportamentais que o levaram a fumar, quais os efeitos maléficos do cigarro e como diminuir o uso, destaca Alcimar.

PERFIL

Alcimar Nunes Pinheiro tem doutorado em Medicina (Pneumologia) na Universidade Federal de São Paulo. Ele é professor da disciplina de Clínica Médica/ Pneumologia do Curso de Medicina da UFMA. Alcimar atua principalmente nos seguintes temas: Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva (DPCO), Asma, Tabagismo e Tuberculose Pulmonar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.