Educação

"Vamos fazer com os cursos de medicina o que fizemos com os de direito", diz Haddad

AgĂȘncia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 13h27

BRASÍLIA - ApĂłs a divulgação de que 61% dos estudantes de medicina foram reprovados no exame do Conselho Regional de Medicina de SĂŁo Paulo (Cremesp), o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou hoje (7) que vai fazer com os cursos de medicina aquilo que fez com os cursos de direito, ou seja identificar as deficiĂȘncias das instituiçÔes e sanĂĄ-las.

“O exame da Cremesp vem sendo aplicado hĂĄ pouco tempo e, ao contrĂĄrio do exame da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], Ă© uma espĂ©cie de piloto ainda. NĂŁo conheço a prova propriamente para dizer se estĂĄ calibrada para a função”, disse.

Haddad considerou "grave " o índice de reprovação dos alunos e disse que uma comissão deve entregar ao Ministério da Educação, nos próximos dias, relatório sobre os cursos que obtiveram avaliação negativa no ensino superior.

Ao participar do programa Bom Dia, Ministro nos estĂșdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Haddad assegurou que quaisquer que sejam as recomendaçÔes da comissĂŁo, “das mais leves Ă s mais drĂĄsticas, serĂŁo acatadas pelo MEC".

“Enfrentamos o debate em relação aos cursos de direito. Fechamos 25 mil vagas e nĂŁo vamos nos intimidar [diante da] necessidade de tomar providĂȘncias em relação aos cursos de medicina, que lidam com saĂșde pĂșblica. NĂŁo podemos vacilar. Se os cursos estĂŁo deficientes, vĂŁo ter que fazer os investimentos devidos, sob as penas da lei”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.