SÃO LUÍS - A partir deste sábado (1), criadores de todo o estado devem vacinar seus rebanhos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, durante a segunda etapa de vacinação que se estenderá até 30 deste mês. O lançamento oficial da campanha será dia 6 deste mês, na Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), sediada no Parque Independência.
A segunda etapa da campanha tem como mote “Gado 100% protegido!”, apelo publicitário que visa sensibilizar os criadores para a importância da vacinação. Na primeira etapa, realizada em maio, foi alcançada uma cobertura vacinal de 93,43%.
Segundo o diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Sebastião Anchieta, a maior preocupação é de que os criadores se conscientizem em vacinar seus animais no período de 1º a 30 de novembro, a fim de garantir a cobertura vacinal e não atrapalhar os procedimentos técnicos que serão realizados após a campanha, na expectativa do estado mudar de classificação.
“Faço um apelo aos criadores maranhenses para que vacinem seus animais no período da campanha, a fim de evitar as multas e sanções previstas pela Lei nº 7.386. É preciso garantir que não haja complicações e entraves neste momento em que estamos focados nos procedimentos técnicos, que são passos importantes na busca do Médio Risco, e qualquer falha nesta etapa de vacinação poderá causar atrasos para que se alcance este status”, explicou Anchieta.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.