Economia

Presidente do BNDES participa de Encontro

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h28

SÃO LUÍS - A crise financeira mundial será um dos principais temas do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, capital maranhense. Durante o maior evento do setor da Construção Civil da América Latina, empresários vão falar sobre a crise e propor soluções para que o setor não seja atingido pela escassez de crédito no sistema financeiro.

Entre os temas a serem debatidos estão a falta de crédito para o setor, o impacto do aumento dos juros, a oscilação do preço das matérias primas e alternativas de compras mais baratas. Outros assuntos também serão discutidos com representantes do governo federal, como a questão dos licenciamentos ambientais, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a fiscalização do Tribunal de Contas da União e as alterações na Lei de Licitações. O meio ambiente também será tema de rodadas sobre construção sustentável e redução de resíduos.

Da parte do governo federal, está confirmada a participação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Ele aproveitará o evento para anunciar um pacote de incentivo à construção civil determinado pelo Governo, com o objetivo de reduzir o impacto da crise mundial sobre o setor. Está confirmada também na abertura, as presenças do governador Jackson Lago e do prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, além de várias autoridades políticas e empresariais do país.

A construção civil é, atualmente, o segmento econômico que mais cresce no País. De acordo com dados do IBGE, o setor registrou um crescimento de 9,9% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, beneficiada pelo crescimento nominal de 26,7% de operações de crédito para o setor de habitação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.