Literatura

Confirmada 3ª edição da Feira do Livro

O Prefeito Tadeu Palácio encaminhou à Câmara Municipal solicitação para que a Feira faça parte do calendário cultural anual de São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h28

SÃO LUÍS - O prefeito Tadeu Palácio afirmou neste domingo, durante solenidade de encerramento da 2ª Feira do Livro de São Luís, a realização da terceira edição do evento no período de 16 e 25 de outubro de 2009.

- A Feira é um evento da maior importância para a nossa cidade. Já foi consolidada pela população e agora queremos consolidá-la no calendário municipal de eventos. Para isso, já encaminhei à Câmara Municipal solicitação para que a Feira faça parte do calendário cultural anual da cidade”, disse o prefeito. A solenidade de encerramento aconteceu após a palestra do escritor e compositor Arnaldo Antunes, no Casa do Escritor.

A 2ª Feira do Livro de São Luís, que teve como tema “São Luís: palco e cenário das letras”, aconteceu na Praça Maria Aragão.

A Feira atraiu cerca de 220 mil pessoas no período de 9 a 19 de outubro. Na segunda edição, a Feira inovou levando novos espaços e atividades, tais como: Feira do Livro Itinerante, Espaço Arena da Juventude, Espaço França-Brasil, Estação Memória, Espaço Notícias, Teatro Reynaldo Faray e Corredor da Literatura.

Ao todo foram 40 espaços, além das instalações do Espaço Cultural, área do estacionamento da praça, Casa do Professor, Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias e Teatro Artur Azevedo. O patrono do evento deste ano foi o escritor e teatrólogo Artur Azevedo, em uma homenagem aos 100 anos da imortalidade do escritor maranhense.

A 2ª Feira do Livro teve uma média de 400 eventos, incluindo seminários, encontros, simpósios, ciclo de palestras, oficinas, cursos, rodas de conversa, oficina das obras para o vestibular 2009, exposição permanentes, lançamento de livros, cortejos literários, aulas show, exibição de filmes e programações especiais para os públicos infantil e juvenil. No espaço de comercialização de livros, 500 editoras ocuparam 87 estandes para exposição e venda de 70 mil títulos. A movimentação financeira ficou acima dos 3 milhões de reais.

Nos 11 dias de evento marcaram presença escritores nacionais como Elisa Lucinda, João Silvério Trevisan, Antonio Carlos Secchin, Maurício Fiorito, Luiz Carlos Lucena, Luzilá Gonçalves Ferreira, Mariana Colassanti, Carlos Heitor Cony e Arnaldo Antunes. O Café Literário recebeu 40 escritores maranhenses, entre eles: Jomar Morais, Benedito Buzar, Ubiratan Teixeira, José Chagas, Luís Augusto Cassas, Bento Moreira Lima, Lino Moreira, João Batista Ericeira.

Fonte: Ascom/Prefeitura

Mais informações no Blog do Jornalista Pedro Sobrinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.