Eleições

Escutec: Castelo tem 48%, Dino 42,9%

Imirante/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h28

SÃO LUÍS - A segunda pesquisa Escutec/O Estado sobre o segundo turno das eleições de São Luís, revela que o candidato João Castelo (PSDB) mantém a dianteira sobre o seu adversário, Flávio Dino (PCdoB), mas ainda no limite do empate técnico. De acordo com o levantamento, o tucano tem agora 48% das intenções de voto, 5 pontos percentuais à frente do comunista, que registra 42,9%.

Aplicando a margem de erro - de 3 pontos percentuais na pesquisa Escutec – é possível afirmar que os dois ainda estão empatados tecnicamente. Castelo pode ter entre 45% e 51% dos votos; Flávio teria entre 40% e 46%. A Escutec registra ainda em São Luís um índice de 6,4% de indecisos e 2,7% de eleitores que declararam votar nulo ou em branco.

O instituto ouviu 802 eleitores nos dias 16 e 17 deste mês. A pesquisa foi registrada na 2ª Zona Eleitoral, sob o número 9176/2008.

Na comparação com a pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada no último dia 12, foi pouco inexpressivo o crescimento de Castelo. Ele passou de 47,3% para 48%, apenas sete décimos. Flávio Dino, por sua vez, caiu 2,2 pontos percentuais, passando de 45,1% para 42,9% na pesquisa de agora.

Ao que tudo indica, a maior parte dos eleitores de Flávio Dino rumou para os indecisos. Eram 5,6% no levantamento anterior e agora somam 6,4%, crescimento de oito décimos. Também cresceram, ainda que de forma insignificante, os votos nulos e brancos: eram 2% em 12 de outubro e agora somam 2,7%.

No levantamento divulgado, a Escutec mediu também o índice de consolidação de votos do eleitorado ludovicense. Do total de entrevistados, nada menos que 80% declaram não haver mais como mudar o voto. Outros17,2% disseram que “sim, ainda posso mudar o voto até o dia da eleição”. Neste quesito, a Escutec encontrou 2,7% de eleitores que não quiseram ou não souberam responder.

Com relação aos programas eleitorais no rádio e na televisão, 84,2% dos entrevistados disseram assistir à propaganda dos candidatos. Destes, 41,5% assistem ao programa todos os dias, 49% algumas vezes e 9,5% poucas vezes. O eleitor de São Luís avalia que o programa do candidato João Castelo é melhor que o de Flávio Dino.

Para 50,4%, o programa do tucano é o melhor, enquanto 39,7% têm esta impressão em relação ao de Flávio Dino. Outros 7,3% disseram que nenhum dos dois programas é bom e 2,7% não quiseram ou não souberam responder.

Faltando uma semana para as eleições, a reação do eleitorado medida pela Escutec é um retrato do momento na disputa pela Prefeitura de São Luís. A pequena diferença entre os dois candidatos e o índice de eleitores indecisos indicam que o resultado do próximo dia 26 ainda pode ser considerado indefinido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.