Cefaléia

Crianças também sofrem de enxaqueca

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h28

BRASÍLIA - Um estudo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) revela que dores de cabeça crônicas afetam cerca de 15% das crianças. A pesquisa avaliou 417 meninos e meninas com idade entre seis e 16 anos que sofrem do mal e constatou que 94% deles apresentam enxaqueca.

Apenas 1% tinham a cefaléia por conta de problemas oculares, causa geralmente associada às dores. Segundo o neurologista da Universidade de São Paulo e autor do estudo, Marco Antônio Arruda, a dor representa apenas um sintoma da enxaqueca, que se caracteriza por ser um problema de ordem genética. “Na primeira célula já está determinado se você terá ou não a enxaqueca”, explica o médico.

A chefe do Ambulatório de Cefaléia Infantil da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em São Paulo, Regina Albuquerque, afirma que no caso das crianças, os pais ou responsáveis têm a tarefa de observar os sintomas. “Como o diagnóstico é clínico, ou seja, não existe um exame para detectar a enxaqueca, precisamos de todas as informações relevantes, inclusive o histórico da família. O ideal é que o adulto tente levantar as informações com o pequeno”, afirma. A enxaqueca nas crianças apresenta algumas peculiaridades. A primeira delas é a duração das crises, menos intensas e mais rápidas, às vezes, acompanhadas de náuseas e vômitos.

As informações são da ANDI

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.