Intercâmbio

Festival de Cultura alemã em São Luís

O Kulturfest Itinerante envolve música, teatro, artes visuais e cinema.

Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h33

SÃO LUÍS - A cultura germânica será destaque durante toda a semana em São Luís, com a realização do Kulturfest Itinerante, um festival de cultura alemã, que começa amanhã e vai até sábado. Música, teatro, artes visuais e cinema tradicionais da Alemanha farão parte da programação, que acontecerá à tarde e à noite, sempre no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praça Nauro Machado, no Teatro João do Vale, no Cine Praia Grande e no Salão Versátil do Teatro Arthur Azevedo. Todas as atividades terão entrada franca.

O Kulturfest é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e do Goethe-Institut, em parceria com o Sesc. A intenção da mostra é proporcionar ao público um maior conhecimento da cultura contemporânea alemã, principalmente no Brasil. “Os artistas pretendem mostrar, sobretudo, a produção cultural da atualidade. Apresentando o que de mais moderno está sendo produzido na Alemanha”, explica a assessora de comunicação do Sesc Maranhão, Viviane Franco.

A trupe alemã é composta por 9 artistas que integram os grupos multimídia Slope e o teatral Recrutas do Gob Squad. No campo das artes visuais, o Slope apresentará a performance Voidensities, um trabalho de som e imagens em que os artistas estabelecem um diálogo com a realidade, utilizando instalações que contemplam diferentes mídias e aproveitando os espaços urbanos, de modo a fazer arte no improviso, misturando a cultura alemã com as características de cada localidade.

Já o grupo Recrutas de Gob Squad leva ao palco, que, nesse caso, são praças e espaços públicos, um espetáculo aberto, montado e remontado incontáveis vezes, a partir dos elementos locais e com a participação de pessoas da platéia. As apresentações serão todas em português, idioma que os artistas fazem questão de dominar. “Não há risco de que ninguém entenda, eles falam muito bem o português”, afirma Viviane Franco.

O projeto de intercâmbio cultural teve início durante a Copa do Mundo de Futebol realizada na Alemanha, em 2006. Nesse período aconteceu também a Copa da Cultura, quando o Brasil levou ao então país-sede do evento esportivo muitos elementos da nossa cultura. Para retribuir a influência cultural brasileira, a embaixada alemã decidiu dar continuidade à integração cultural entre os dois países e assim surgiu o Kulturfest. A partir dessa iniciativa, o projeto se espalhou por várias cidades brasileiras, levando grandes atrações, como shows de música eletrônica, mostras de filmes alemães, exposições de fotografia e apresentações de dança, que ressaltam a imagem de uma Alemanha reunificada, moderna e jovem.

O festival de cultura alemã já passou pelas cidades de Ribeirão Preto (SP), Blumenau (SC), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Sobral (CE), chegando agora à capital maranhense, de onde parte para destinos, como Belém (PA), João Pessoa (PB) e Recife (PE). O Kulturfest Itinerante se encerra no mês de setembro, mas eventos isolados da mesma natureza ainda acontecerão sem data pré-definida. O encerramento oficial da primeira edição do projeto acontece dia 2 de outubro de 2009, véspera do feriado nacional que comemora a reunificação do país. Para esse dia, a organização do projeto planeja um grande evento multimídia que ocorrerá simultaneamente em algumas cidades brasileiras e na Alemanha.

EVENTO

A abertura do Kulturfest acontecerá no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho e terá, além de um coquetel, a exibição de filmes e show do percussionista Carlos Pial. A programação, que se inicia a partir das 19h30, é aberta ao público, assim como todas as atividades que serão desenvolvidas durante o evento.

Terça e quarta-feira, haverá programação somente à noite, a partir das 18h. No Cine Praia Grande, haverá a exibição de longas e curtas metragens além do espetáculo Super Night Shot, do grupo Gob Squad, no Teatro João do Vale, às 20h. Táxi to Daydream e Hotel Very Welcome são os filmes de terça-feira e na quinta-feira as películas serão Ego Sum Alpha Et Omega e Jagdhunde (Cães de Caça).

O Teatro Arthur Azevedo será o palco da integração Brasil-Alemanha na quinta-feira. O workshop Arte Performática – teatro, música e vídeo, ministrado por Will Simon, diretor do Grupo Gob. será realizado no Salão Versátil do teatro, das 14h às 19h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na Galeria de Arte do Sesc (Centro). À noite, haverá mostra dos filmes Me ine Elter (Meus Pais) e Prinzessinnenbad (Piscina das Princesas), no Cine Praia Grande, em duas sessões, às 18h e às 20h.

No penúltimo dia do Kulturfest, sexta-feira, haverá a exibição dos filmes Vincent e Yella, também no Cine Praia Grande, nas sessões de 18h e 20h. O encerramento terá um toque especial. O Grupo Slope, da cidade alemã de Colônia, apresentará uma exposição multimídia na Praça Nauro Machado, às 19h30. A exposição será fruto dos trabalhos realizados durante a semana, é, portanto, uma obra aberta, sujeita a influências do momento, do ambiente, das pessoas que passarem pelo local. Inclusive, o grupo trabalha com figurantes da platéia escolhidos aleatoriamente durante a apresentação. Finalizando a noite, ainda na praça, haverá um super show de música eletrônica, a partir das 20h30, com o DJ maranhense João Ricardo e um dos mais requisitados DJs de Munique, o DJ Ben Mono.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.