Prevenção

Vacina contra febre amarela é obrigatória para ir a Pequim

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h34

SÃO LUÍS - Quem pretende conferir de perto os Jogos Olímpicos, que começam em 8 de agosto em Pequim, na China, deve tomar alguns cuidados especiais para evitar dores de cabeça na hora do embarque para um dos maiores eventos esportivos do mundo. O mais importante, segundo o Ministério da Saúde, é procurar um posto de saúde e atualizar a carteira de vacinação. Cuidados na hora da alimentação também podem evitar problemas durante a viagem.

De acordo com Fabiano Pimenta, secretário adjunto de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, para quem viaja a Pequim, a imunização contra a febre amarela é obrigatória e deve acontecer ao menos dez dias antes do embarque. As vacinas tríplice viral (contra caxumba, sarampo e rubéola), dupla adulto (que previne o tétano e a difteria) e hepatite B também são recomendadas. Todas as vacinas estão disponíveis nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É importante que o turista fique atento porque não basta a vacinação. No caso da febre amarela, é preciso emitir o Certificado Internacional de Vacinação, que é solicitado no embarque a Pequim”, afirma Pimenta. Para obter o certificado, o turista deve procurar um dos Centros de Orientação ao Viajante, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Confira lista de endereços pelo país.

De acordo com a Embaixada da República Popular da China no Brasil, no entanto, nenhuma vacina é obrigatória para quem vai a Pequim, mas a vacinação contra a febre amarela é aconselhada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.