São Luís

Níveis baixos de energia podem prejudicar população

Verificações em pontos da cidade indicam níveis de energia abaixo do mínimo permitido por lei

Ascom/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 13h34

SÃO LUÍS - Constatações feitas pelo professor do Departamento de Engenharia da Eletricidade da UFMA, Carlos Henrique Sales, detectam que a tensão da energia elétrica doméstica de São Luís está bem abaixo dos níveis mínimos permitidos.

A tensão é a força responsável pela movimentação dos elétrons da corrente elétrica. O índice normal de tensão doméstica é de 220 volts e a cota mínima é de 5% do total, o que resultaria em torno de 210 e 209 volts. Porém, nos pontos de consulta do professor, em São Luís, os índices giravam entre 187 e 190 volts. "A queda dos níveis de energia na cidade chega a 20% e isto é inaceitável", diz o professor.

Segundo ele, essa queda pode acarretar danos para os eletrodomésticos como a diminuição da sua vida-útil e a "queima" do eletro, já que proporciona o aumento da corrente elétrica no aparelho. O problema, segundo Carlos Henrique, pode ser a sobrecarga sofrida pelo sistema de energia do município com o aumento do consumo de energia na cidade sem que houvesse planejamento de expansão da rede pela fornecedora. "A população deve ser conscientizada desta situação para que possíveis problemas com os aparelhos eletrônicos sejam mais bem solucionados, pois fere o direito do consumidor de uma boa prestação de serviço", finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.