SÃO PAULO - Os abusos sexuais lideram o ranking de agressões contra crianças e adolescentes, segundo levantamento do Ministério da Saúde com base em registros de atendimento em hospitais públicos de 27 municípios do País.
Em 2007, foram detectados 4.309 meninos e meninas com sinais de maus-tratos nessas localidades – uma média de 12 pacientes por dia. A proporção de estupro foi de 43,7% dos casos na faixa etária até 9 anos e chegou a 56,3% das ocorrências envolvendo meninos e meninas com mais de 10 anos. Isso significa que mais 800 crianças foram vítimas de estupro em 2007.
A Secretaria de Saúde de São Paulo, criou uma comissão para identificar as crianças com sinais de maus-tratos e denunciar os casos a conselhos tutelares, polícia e Juizados da Infância. "É uma maneira de quebrar o muro do silêncio, uma vez que a maior parte das crianças é agredida pelos pais", diz Fernando Dominguez Gonzalez, diretor-clínico do Hospital Infantil Cândido Fontoura e presidente da nova comissão.
No levantamento do ministério, ficou comprovado que as meninas sofrem mais violência sexual (59,4% dos registros) e que os agressores são, na maioria das vezes, pessoas próximas da vítima.
As informações são da ANDI
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.