SÃO PAULO - O Governo federal quer promover uma ação conjunta com estados e municípios para baixar o risco de uma epidemia de dengue na Região Norte, em 2009. Segundo o Ministério da Saúde, é alta a possibilidade da entrada de um novo sorotipo da doença por essa região. Entre Manaus e Venezuela, onde já foi detectado o sorotipo 4, circulam 35 mil pessoas por mês.
Houve aumento de 49,3% no número de casos da doença nos quatro primeiros meses deste ano na Região Norte, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril de 2008, foram 34.893 casos de dengue, com 109 registros de febre hemorrágica (um tipo mais grave) e 14 óbitos. Houve redução nos registros no Amapá e no Tocantins, e aumento nos outros estados.
Continua após a publicidade..
Na quinta-feira (8), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou de reunião com os governadores do Norte e com o presidente Lula. No encontro, Temporão apresentou informações sobre a dengue na região. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, entre as principais causas da expansão da doença estão a concentração de 81% da população em áreas urbanas e o aumento da produção do lixo urbano. Três sorotipos da doença já circulam na área.
Para o controle da doença, o Governo federal deve repassar quase R$ 67 milhões para estados e municípios neste ano.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias