Dengue

Militares iniciam brigada contra dengue no Piauí

Meionorte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h38

TERESINA - Cento e oitenta e quatro homens e mulheres da Polícia Militar (PM) e 20 té técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) saíram na madrugada desta segunda-feira, 28, do Centro Administrativo de Teresina, para o início da Brigada Mata Mosquito, que tem como objetivo combater o mosquito da dengue, o Aedes aegyppi.

O comandante da Operação, major Emídio nOliveira, do Corpo de Bombeiros, afirmou que os militares iniciarão o trabalho de combate ao mosquito da dengue pela cidade de Esperantina,uma das mais atingidas pelas enchentes.

Ele declarou que os militares que saíram hoje de Teresina depois de Teresina irão seguir a rota dos municípios Morro do Chepéu, Luzilândia,Joca Marques, Pires de Castro, Madeiro, Caxingó, Luiz Correia,Matias Olímpio, Ilha Grande, Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Cocal de Telha e Boqueirão.

O secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho, acompanhou a saída dos militares e técnicos.Ele declarou que os militares irão fazer trabalho de limpeza e de conscientização da população para acabar com os focos do mosquito e, assim, evitar uma epidemia de dengue no Piauí, prevista pelo Ministério da Saúde para o período após as enchentes.

Continua após a publicidade..

Amanhã, dia 29, sairá, de Teresina, mais um grupo de 184 militares e de 20 técnicos para o combate ao mosquito da dengue em rota de municípios iniciada pela cidade de Pedro II, onde vai ser realizado um Festival de Inverno.

Gorete Ferreira, diretora de Unidade da Secretaria Estadual de Saúde, disse que o trabalho dos militares e técnicos será realizado durante 40 dias e vai ser concluído na segunda quinzena de junho.

Segundo ela, a Brigada Mata Mosquito vai monitorar os municípios com casos de dengue com visitas em dez em dez dias. Gorete Ferreira informou que o Piauí tem notificados 2.033 casos de dengue notificados, 55% a menos do que o mesmo período do ano passado.

Ela declarou que em Teresina houve um aumento de 20% nos novos casos de dengue notificados em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.