WASHINGTON - Um forte apoio à Ucrânia e à Geórgia, e um pedido para aumentar o número de soldados no Afeganistão, será a mensagem do presidente dos EUA, George W. Bush, em sua ida ao Leste Europeu, que começa hoje com a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Bush partiria na madrugada de hoje para uma viagem à Ucrânia, Romênia, Croácia e Rússia, esta última anunciada praticamente no último momento, com a intenção de se despedir de Vladimir Putin, presidente russo com o qual manteve uma relação cheia de altos e baixos ao longo de oito anos.
O “prato principal” da viagem será, naturalmente, a cúpula da Otan em Bucareste entre quarta-feira e sexta-feira, onde encontrará Putin pela primeira vez. Espera-se que os aliados convidem a Croácia, Macedônia e Albânia a ingressasrem na organização e abordem a possibilidade de um “plano de ação” que abra o caminho para a entrada futura da Ucrânia e da Geórgia.
Putin se opõe à entrada da Ucrânia e da Geórgia - antigas repúblicas soviéticas - na órbita da Otan, exatamente uma das premissas em que os Estados Unidos se mostram mais firmes. “Acho que uma das mensagens que devemos enviar é de que há um claro caminho pela frente para a Ucrânia e a Geórgia”, disse Bush, esta semana, em uma entrevista à imprensa européia oriental.
Continua após a publicidade..
“A Otan se beneficiará, a Ucrânia e a Geórgia se beneficiarão com o ingresso”, afirmou o presidente dos EUA.
Essa posição é confrontada pela Alemanha, França, Espanha e por outros governos ocidentais de peso, que não estão convencidos de que seja o melhor momento para encorajar Kiev e Tbilisi, ante o temor das repercussões que isso possa ter nas relações com Moscou.
O presidente americano pretende pressionar também os aliados para um aumento das tropas da Otan no Afeganistão.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias