WASHINGTON - O senador Barack Obama, pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, afirmou em discurso nesta terça-feira que a questão racial é um tema que o país "não pode se dar ao direito de ignorar neste momento".
Obama fez a afirmação ao comentar declarações do pastor Jeremiah Wright, da igreja freqüentada pelo pré-candidato em Chicago, cidade onde vive.
Durante sermões que foram parar na internet, Jeremiah Wright fez afirmações carregadas de temática racial que foram consideradas inflamatórias.
Segundo Obama, as frases de Wright "ofenderam igualmente a brancos e negros", mas a questão racial não pode ser ignorada porque, dessa forma, os americanos "estariam cometendo o mesmo erro que o reverendo Wright cometeu em seus sermões ofensivos sobre os Estados Unidos: simplificar, estereotipar e ampliar o que é negativo até o ponto em que a realidade fica distorcida".
Obama vinha procurando se distanciar da questão racial por avaliar que enfatizar o tema poderia estigmatizar a sua candidatura e causar mais danos do que benefícios.
Mas, após os eventos das últimas semanas e da tensão gerada pelas observações de Jeremiah Wright, o próprio Obama tomou a iniciativa de abordar o tema.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.