SÃO LUÍS – O alerta contra a febre amarela. Técnicos da Fundação Nacional de Saúde participaram nesta quarta-feira (30) de um treinamento para capturar mosquitos nos municípios de Estreito e Pastos Bons, onde foram encontrados macacos mortos com suspeita da doença. Os equipamentos tiveram que ser comprados às pressas.
São itens de proteção e para a captura do mosquito transmissor da febre amarela que serão usados por técnicos da Funasa. A equipe, formada por nove técnicos, vai até as regiões de Estreito e Pastos Bons, onde macacos morreram com suspeita da doença, e terá a missão de trazer amostras de mosquitos das áreas para que seja confirmada ou não a presença do vírus da doença.
O primeiro desafio da equipe é conseguir chegar onde o mosquito estiver. Um sargento do Corpo de Bombeiros mostrou em vídeos como os técnicos devem proceder para subir nas copas das árvores. Depois, eles foram à prática. Puderam saber como trabalhar com mais segurança e eficácia.
As equipes devem viajar nesta quinta-feira (1º) e os mosquitos capturados serão enviados para o instituto Evandro Chagas, em Belém, especializado na identificação do vírus da febre amarela.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.