Cidadania

Ceuma e Nina Rodrigues realizam ação social em bairro

Assessorias

Atualizada em 27/03/2022 às 13h50

SÃO LUÍS - O UNICEUMA e o Hospital Nina Rodrigues, organizam hoje (24), das 8h às 18 horas, um dia de ação social no bairro Santa Clara, na área da Cidade Operária, em São Luís. Os serviços colocados a disposição dos moradores são gratuitos e serão oferecidos no Colégio Comunitário São Lázaro (Rua Nossa Senhora da Conceição, Vila Pavão Filho, bairro Santa Clara). O trabalho é realizado em parceria com a Associação dos Diabéticos do Maranhão, Associação de Odontologia do Maranhão e Associação dos Moradores de Santa Clara. A meta é atender três mil pessoas.

Serão oferecidos serviços de atendimento em enfermagem, com orientações sobre prevenção de doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis e medição da pressão arterial. A Associação de Odontologia do Maranhão prestará serviços Odontológicos e a Associação dos Diabéticos do Maranhão realizará trabalhos de identificação, prevenção e convivência com essa doença.

A professora do curso de Enfermagem do UNICEUMA, Ana Patrícia Coelho explica que o bairro Santa Clara foi escolhido por ser um dos mais carentes de São Luís. Professores-doutores, profissionais especializados e alunos da área de saúde que estão fazendo prática em saúde mental irão fazer palestras aos moradores sobre “Cuidados com os efeitos do diabetes”, “Hipertensão arterial, o inimigo invisível”, “A boa convivência com os usuários dos serviços psiquiátricos”, “Os efeitos do álcool e outras drogas” e “Câncer de próstata”. As apresentações dos palestrantes foram cuidadosamente elaboradas. Os moradores participantes vão receber materiais explicativos e didáticos como suporte para orientação diária.

De acordo com informações da professora do curso de Enfermagem do UNICEUMA, Júlia Francisca Pinheiro, a ação social em Santa Clara é uma iniciativa da disciplina Enfermagem em Saúde Mental do UNICEUMA e tem como objetivo prestar serviços comunitários e abrir espaço para que os estudantes aprendam a exercer atividades sociais. “É importante lembrar que doenças vinculadas a fatores sociais podem ser associadas ao desencadeamento de doenças mentais”, explica. E é justamente esse aspecto que será enfatizados ao público e aos alunos participantes, segundo ela.

Serão oferecidas atividades físicas aos moradores do bairro que forem recomendados pelo serviço de atendimento de enfermagem. Haverá apresentações artísticas e serviços de alongamento para idosos. No campo das artes, os destaques são a peça teatral “A grande Virada” e o show da Banda Nova Vida, a revelações do São João e do Carnaval da Maranhensidade deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.