SÃO PAULO - O Ministério da Saúde promove neste sábado (24) o Dia D de mobilização contra a dengue. O ministro José Gomes Temporão vai participar de um evento no Rio de Janeiro e deve anunciar ações nos municípios, principalmente os que apresentam maior incidência de casos. O objetivo é estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica.
O Dia D faz parte da campanha contra a doença, iniciada em outubro com o tema “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar”. Neste ano, as ações de esclarecimento anteciparam o período das chuvas, época crítica de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Estatísticas
De janeiro a setembro, o Ministério da Saúde notificou 481.316 casos de dengue clássica, confirmou 1.076 ocorrências de febre hemorrágica e registrou 121 mortes. Em todo o ano passado, foram 345.922 casos notificados de dengue clássica, 682 confirmações de dengue hemorrágica e 76 mortes.
Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco são os estados que concentram o maior número de casos de dengue clássica. Mais da metade das mortes, cerca de 60% das ocorrências, foram registradas no Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
Continua após a publicidade..
Segundo o Ministério da Saúde, a maior incidência de contaminação está nos municípios menores, com menos de 1 milhão de habitantes.
Médicos
Além da população, o Governo federal está realizando ações para orientar os médicos a identificar a dengue nos primeiros sintomas, providenciando os exames clínicos e laboratoriais necessários a tempo, já que a doença é curada na fase inicial.
A campanha dirigida aos médicos teve início na semana passada e prevê a distribuição de manuais e CDs com informações sobre a doença, o diagnóstico e o tratamento a todos os profissionais inscritos no Conselho Federal de Medicina (CFM).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias