SÃO LUÍS - Começa hoje (16), em São Luís, às 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), a abertura da I Conferência Municipal de Meio Ambiente. Cerca de 1.700 pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade estão inscritas para o evento. A conferência tem programação também para a sexta-feira (17). O tema central será “Descentralização e Gestão Municipal de Meio Ambiente”.
O objetivo da conferência é envolver a sociedade civil organizada no debate, tanto das ações que afetam diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, como das soluções viáveis para o desenvolvimento sustentável a curto, médio e longo prazo. Serão abordados também sub-temas, como Assentamentos Irregulares – Causas e Conseqüências no Meio Urbano; O Impacto da Educação Ambiental nas Mudanças Climáticas, entre outros.
Para a abertura do evento está confirmada a presença do diretor do Sistema Nacional de Meio Ambiente, Paulo Sérgio de Castilho Muçouçar, representando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Muçouçar vai proferir a palestra sobre o tema central da conferência.
Durante a conferência será realizada a eleição do Conselho Municipal de Meio Ambiente, órgão de assessoramento, mas de caráter também deliberativo da política ambiental, integrado por representantes da sociedade civil e do poder público municipal. Também serão eleitos os delegados que irão participar da Conferência Estadual.
Segundo dia – na sexta-feira, os trabalhos da conferência terão início às 8h, com a leitura e aprovação do regimento interno, seguido da apresentação do painel “Meio Ambiente e Urbanismo – uma Gestão Compartilhada”, com o arquiteto, urbanista e secretário Municipal de Terras, Urbanismo e Habitação, Roberto Furtado. Às l0h tem início o painel “Mudanças Climáticas e a Importância da Educação Ambiental”, com a professora do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão, Flávia Mochel.
Após as apresentações será aberto o debate para a discussão das questões ambientais tratadas nos painéis. Em seguida terá início a eleição do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que será formado por nove membros do Poder Público Municipal e nove representantes da sociedade civil organizada.
Depois de um intervalo, as atividades serão retomadas às 14h, quando serão formados quatro grupos temáticos para a elaboração de propostas para o Meio Ambiente Natural, Artificial, Cultural e também para o Meio Ambiente de Trabalho.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.