BRASÍLIA - No Congresso Nacional, a semana começa com a expectativa em torno da escolha do novo relator do processo no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista. Nesta segunda-feira (25), o presidente do conselho, senador Sibá Machado (PT-AC), deve anunciar o nome do relator que vai conduzir as investigações ou pode nomear uma comissão de tres parlamentares.
O mais cotado para assumir a tarefa é o líder do PMDB, Valdir Raupp (RO). Dois senadores já desistiram da função: Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que alegou motivos de saúde, e Wellington Salgado (PMDB-MG).
O novo relator terá a missão de analisar os documentos apresentados por Renan Calheiros para tentar comprovar que possui renda compatível com as despesas pessoais. O Conselho de Ética ainda não marcou a próxima reunião.
Apesar do clima político desfavorável, o presidente do Senado garantiu que vai conduzir normalmente as sessões do plenário, que tem a pauta obstruída por quatro Medidas Provisórias (MPs).
Roriz
O PSOL deve decidir nesta segunda se entra com uma representação por quebra de decoro contra o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) no Conselho de Ética do Senado. O anúncio foi feito pela presidente do partido, a ex-senadora Heloísa Helena (AL), neste domingo (24), um dia após a revelação de que Roriz foi flagrado em uma conversa com o ex-presidente do BRB Tarcísio Franklin de Moura para tratar da divisão de R$ 2,2 milhões. As escutas foram feitas durante as investigações da Operação Aquarela.
Reforma política
Na Câmara dos Deputados, o empenho será para tentar votar a reforma política. Na semana passada, os parlamentares não conseguiram avançar na discussão, que parou no primeiro ponto da reforma, o chamado voto em lista. As listas fechadas priorizam a opção pelo partido, já que o eleitor vota em uma relação de candidatos apresentada pelo partido. O voto vai diretamente para a sigla e são eleitos os candidatos de acordo com a ordem da lista.
O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), marcou seis sessões extraordinárias para tentar seguir com a discussão.
Mercosul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da reunião de coordenação nesta segunda-feira (25). Na quinta-feira (28), Lula viaja para Assunção. Ele participa, até sexta-feira (29), da reunião de cúpula do Mercosul, onde deve ser discutido o impasse na Rodada de Doha para redução de subsídios e barreiras comerciais.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, deve continuar nesta semana em contato com a representante do Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, e do comissário de Comércio da Europa, Peter Mandelson, para tentar salvar a Rodada de Doha.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.