SÃO LUÍS - O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, será celebrado em São Luís com uma programação especial no Parque do Bom Menino (Centro). As atividades, que integram a programação da III Semana do Meio Ambiente, aberta nesta segunda-feira (04), começam às 8h. O público poderá participar de oficinas de matérias recicláveis, palestras sobre cuidados com o meio ambiente, apresentações culturais, exposição, sessões de vídeo, entre outras.
No primeiro dia do evento centenas de pessoas foram ao Parque do Bom Menino, das 8h às 17h, para as atividades que estão sendo realizadas no Núcleo de Educação Ambiental. O público pôde acompanhar a exposição Árvores de São Luís, organizada pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana, com mostras de espécies plantadas por toda a cidade pelo projeto de arborização desenvolvido pelo Instituto, além de informações sobre o ipê, o pau-brasil e oitizeiro, entre outras espécies.
Quem foi ao parque também participou de oficinas de materiais recicláveis. A oficineira Eliana Costa, que ensina a confeccionar colares com papel de revista, disse que o público mostrou muito interesse pelo trabalho. “Para mim é importante dividir o que sei com outras pessoas”, acrescentou.
Atividades do IPR - No estande do Instituto Municipal de Produção e Renda os visitantes conheceram alguns trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura na zona rural de São Luís e nos mercados e feiras da cidade. Alunos do programa Projovem mostraram o que criam como conchas marinhas e materiais recicláveis. “Essa é uma oportunidade de mostrar para a sociedade que podemos aproveitar bem os materiais, sem precisar jogar no lixo, transformando-os em belíssimos objetos de decoração, como cestos e abajur”, afirmou a estudante Eliana Durans. Ela e outros jovens do programa ensinaram o visitante a transformar papel jornal em objetos decorativos.
Atenta às explicações da monitora, a dona-de-casa Ivone Matos, de 60 anos, com mãos habilidosas e muito cuidado transformou o papel-jornal em um cesto que levou para casa. “Para quem está na terceira idade é ótima uma oficina como essa. Isso desenvolve nossos sentidos, contou.
Outro espaço que chamou a atenção foi o da Cooperativa Multiprofissional de Prestação de Serviços e Consultoria do Maranhão (Consulcoopma) que mostrou como fazer o reaproveitamento de óleo de fritura em biodiesel. Os visitantes puderam levar para casa o óleo de fritura e alguns de seus derivados, como sabão, sabonete e o biodiesel.
A programação da III Semana do Meio Ambiente vai até quarta-feira (06). Nesta terça-feira (05) terá continuidade, a partir das 9h30, a oficina de reciclagem de papel e conchas marinhas. No último dia do evento, das 14h30 às 17h, haverá uma oficina que vai ensinar as pessoas a confeccionarem arranjos florais, utilizando flores tropicais. Nesse dia o Instituto de Produção vai distribuir para a população mudas de plantas ornamentais e frutíferas.
Vila Luizão – como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Municipal de Controle Ambiental realiza no Convento das Irmãs da Divina Providência (na rua Siqueira Campos n°65), na Vila Luizão, um dia de ação ambiental com crianças de 6 a 12 anos. As atividades começarão às 8h, com apresentação das ações desenvolvidas pelo Instituto. Em seguida, haverá uma “Roda de Conversa“ com crianças, sobre meio ambiente. Após a pausa para o lanche, às 10h, acontece o espetáculo com o palhaço Manguezal, com dicas sobre questões ambientais. A programação será retomada às 14h com os adolescentes do bairro, para falar sobre problemas ambientais.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.