SÃO LUÍS - De janeiro de 2006 a abril deste ano, a 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís formalizou 78 adoções nacionais e internacionais, sendo 31 só nos últimos quatro meses. O número ainda é baixo, se considerada a quantidade de crianças e adolescentes abrigados em instituições do Maranhão à espera de uma família. Os preconceitos relativos a idade e raça continuam sendo os principais empecilhos para adoções no estado.
Para desmistificar o processo, a 1ª Vara da Infância e Juventude deu início ontem à programação da I Semana de Sensibilização à Adoção, que tem como objetivo esclarecer os maranhenses sobre os procedimentos judiciais e psicossociais relativos ao assunto. O trabalho faz parte da programação do Dia Nacional da Adoção, que ocorrerá amanhã.
A primeira parada da equipe ontem foi na praça Deodoro. No local, de 10h às 18h, foram distribuídos panfletos e folders. A Banda do Bom Menino também participou da atividade. Hoje, a mobilização acontecerá no Tropical Shopping, no Renascença, de 9h às 21h, e amanhã no São Luís Shopping, no Jaracati, de 10h às 22h.
A campanha é uma parceria da 1ª Vara com a Casa da Criança “Menino Jesus” e a Comissão Estadual Judiciária de Adoção. “A recepção das pessoas aqui na praça Deodoro está sendo muito boa. Estamos mostrando que existem muitas crianças à procura de uma família e muitas famílias em busca de filhos”, ressaltou a secretária judicial da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís, Camila Souza de Vasconcelos.
Esclarecimentos sobre os mitos da adoção também estão sendo prestados durante a campanha. “A maioria dos pretendentes à adoção idealiza as crianças e por isso muitas vezes se recusa a acolher crianças maiores ou da raça negra. É preciso ficar claro que o processo prevê o acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais e todos os passos são bastante analisados pelo Setor de Apoio e Estudos Sociais da 1ª Vara”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.