SÃO PAULO - A polícia tailandesa iniciou nesta semana a distribuição de uma bala super azeda cujo objetivo é diminuir o número de acidentes nas estradas nesta época do ano, quando os budistas tailandeses comemoram o ano-novo.
O sabor dela é tão azedo que faz o motorista ficar mais acordado quando está ao volante. A bala também é benzida pelos monges, o que deixa as pessoas mais tranquilas e confiantes quando estão dirigindo
As festividades de final de ano são as mais importantes do calendário budista e duram cinco dias. Mas são também dias de alta mortalidade nas estradas. Os motoristas estão cansados e, em muitos casos, alcoolizados.
Foram distribuídos inicialmente 140 mil pacotinhos de balas financiados por um abade budista da província de Prachaup Khiri Khan, no sul da Tailândia. Ele doou o equivalente a R$ 11.400.
No sábado (7), 2.999 monges se reuniram em um templo para abençoar os caramelos, segundo a polícia.
"Dado o alto índice de acidentes de trânsito durante o feriado, eu tentei imaginar como seria possível minimizar esse número", disse o chefe do policiamento nas rodovias, coronel Panya Pinsuk.
"A maior causa de acidentes é o fato de as pessoas estarem muito cansadas para dirigir depois de dias de comemorações", disse ele. Depois de matutar, Panya teve a idéia da bala.
"O sabor dela é muito azedo, o que faz o motorista ficar mais acordado", analisou.
O governo abraçou a idéia. E espera diminuir o número de mortes nas estradas em 15% em relação ao ano passado, quando cerca de 500 pessoas atingiram o nirvana precocemente.
Informações do Planeta Bizarro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.