SÃO LUÍS - A desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte Mendes foi solenemente empossada na manhã desta quinta-feira, 8, no plenário do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). A data coincidiu com as comemorações pela passagem do Dia Internacional da Mulher, ensejando várias homenagens a mulheres que participam, direta ou indiretamente, do cotidiano do Poder Judiciário estadual.
Integraram a mesa diretora da solenidade, o governador Jackson Lago; o prefeito de São Luís, Tadeu Palácio; a procuradora geral da Assembléia Legislativa (AL), Ana Maria Dias Vieira, representando a casa; a subprocuradora para assuntos jurídicos, Selene Lacerda, representando a Procuradoria Geral de Justiça; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB-MA), José Caldas Góis; além do presidente do TJ, desembargador Augusto Galba Maranhão.
Uma Missa em Ação de Graças, celebrada na Igreja da Sé, precedeu a solenidade. A sessão foi aberta pelo presidente Galba Maranhão. A nova desembargadora foi conduzida ao plenário por dois colegas da corte: o vice-presidente do TJ, Raymundo Liciano, e o corregedor-geral de Justiça, Raimundo Cutrim.
Depois da execução do Hino Nacional, interpretado pelo tenor Alessandro Batista, acompanhado pelo músico Henrique Dualibe, a nova desembargadora foi convocada a receber a Medalha do Mérito Judiciário Antônio Rodrigues Vellozo, a mais alta comenda do Judiciário estadual. Maria das Graças recebeu a medalha das mãos do filho André Mendes.
Maria das Graças já havia tomado posse, oficialmente, em 14 de fevereiro, dia em que foi promovida pelo critério de antiguidade. Ela ocupou a vaga da desembargadora aposentada Maria Dulce Clementino Soares. A nova desembargadora sentiu-se lisonjeada por ter sido solenemente empossada no dia dedicado às mulheres. “Por eu ser uma mulher que labuta, que sempre trabalhou, que sempre correu atrás”, comparou.
No encerramento da sessão, Maria das Graças e as demais desembargadoras do Tribunal de Justiça receberam buquês de rosas, pelo Dia Internacional da Mulher. Também foram homenageadas com flores, a mulher do presidente Galba Maranhão, Celina Ramos Maranhão, em nome das esposas dos desembargadores; a primeira-dama do estado, Clay Lago; e a procuradora-geral da Assembléia, Ana Maria Vieira.
Com as informações a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.