Chuva alaga avenidas e gera caos

Ruas e avenidas alagadas, queda de muro de casa e engarrafamentos foram alguns dos problemas.

Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

SÃO LUÍS - Com a chegada do período chuvoso, reaparecem os problemas de falta de infra-estrutura de ruas e avenidas de São Luís. Alagamentos, engarrafamentos, colisões e pane em semáforos foram alguns dos registrados ontem.

A chuva começou a castigar a cidade ainda de madrugada, mas deu uma trégua no início da manhã, voltando a cair forte por volta das 9h30 em diversos bairros. Com isso, muitas avenidas ficaram alagadas como a São Luís Rei de França, Jerônimo de Albuquerque, e rua Boa Esperança (que liga o bairro do Turu ao Bequimão). Também foram registrados pequenos pontos de alagamento em avenidas como José Sarney (na Camboa), Vitorino Freire e Colares Moreira.

Na avenida Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma, a falta de calçadas deixou pedestres ‘ilhados’ devido às poças de água que se formaram. Um dos pontos foi na entrada da Curva do 90, onde houve um grande alagamento. “Sempre que chove, acontece esse problema. E, infelizmente, os motoristas ainda não ajudam e passam exatamente próximos às poças d’água para prejudicar ainda mais os pedestres”, reclamou Antônio Carlos Silva, de 28 anos. Ainda na avenida Jerônimo de Albuquerque, mas na interseção com a rua Tarquínio Lopes, formou-se uma grande poça de água que prejudicou também ciclistas. O trânsito ficou lento em toda a via.

Na avenida São Luís Rei de França, no Turu, houve vários pontos de alagamento por toda a avenida. A água escondeu bocas-de-lobo sem tampa e pequenos buracos, colocando em risco os motoristas que trafegavam na via. Ainda no Turu, na rua Boa Esperança, formou-se um lamaçal por conta da chuva. Como as vias paralelas não são asfaltadas e também não há sistema de escoamento de água, os motoristas precisaram enfrentar um grande lamaçal. Na avenida São Luís Rei de França, a grande quantidade de água também escondeu buracos, o que poderia provocar vários acidentes.

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que equipes do órgão fazem, constantemente, a limpeza das galerias para evitar alagamentos, serviço realizado, inclusive, fora do período de chuvas, como caráter preventivo. Ainda de acordo com a Assessoria, três equipes estão trabalhando de segunda-feira a sábado, principalmente nos pontos considerados críticos, para reduzir os transtornos à população.

Engarrafamento

Na ponte José Sarney, no início da manhã, ocorreu um engavetamento de três carros, que provocou congestionamento durante uma hora na ponte e no São Francisco. O trânsito também ficou lento na avenida Beira-Mar.

A chuva ainda provocou pane em semáforos. Pelo menos quatro apresentaram problemas pela manhã. Na avenida Carlos Cunha, no acesso à avenida Odorico Amaral de Matos, no Jaracati, um semáforo ficou completamente apagado; dois sinais na avenida José Sarney, na Camboa, e outro na avenida das Cajazeiras ficaram intermitentes (em estado de luz amarela), deixando motoristas apreensivos.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (Semtur), os problemas nos semáforos foram causados pela sobrecarga de energia elétrica que ocorreu na capital ontem, mas que em seguida voltaram a funcionar normalmente. A Assessoria informou ainda que diariamente duas equipes de sinalização circulam por toda a cidade fazendo a manutenção necessária dos semáforos (troca de lâmpadas e observação das placas de circuito dos equipamentos eletrônicos), para o seu devido funcionamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.