Cafeteira vai presidir a abertura dos trabalhos

Convite foi feito ontem ao senador, que se recupera de choque eletrolítico em SP.

Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h09

SÃO LUÍS - O senador Epitácio Cafeteira (PTB) vai presidir a sessão histórica de abertura dos trabalhos do Senado Federal, no dia 1º de fevereiro. Ele foi convidado para a função pelo presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Cafeteira, que recupera-se de um choque eletrolítico, em São Paulo, toma posse no mesmo dia em que é homenageado com a direção dos trabalhados da Câmara Alta.

Internado no Hospital Sírio-Libanês desde a sexta-feira, para recuperar-se do choque eletrolítico e reequilibrar as taxas de sódio e potássio no organismo, Cafeteira já anda e conversa normalmente. Tanto que recebeu ele próprio, por telefone, o convite de Calheiros. Ontem, o senador maranhense recebeu também o telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a visita do senador Romeu Tuma (PFL-SP)

Apesar das especulações de gente ligada ao Governo do Estado, a recuperação do senador é tão rápida que os médicos já pensam em liberá-lo a partir da próxima semana – a previsão inicial era de alta em duas semanas.

Epitácio Cafeteira internou-se há cerca de 15 dias, em Brasília, para tratamento de uma infecção urinária. Este tratamento causou descompensação em suas taxas de sódio e potássio, resultando no choque eletrolítico. Ele precisou ser levado para São Paulo, onde há médicos especializados no reequilíbrio dessas taxas.

Ontem, Cafeteira conversou por várias vezes com o senador José Sarney, que também se impressionou com sua recuperação. De acordo com o que disse o senador Romeu Tuma ao deixar o apartamento do colega maranhense, Cafeteira demonstra muita disposição e uma recuperação tranqüila.

O telefonema de Lula ocorreu ontem pela manhã. O presidente desejou rápida recuperação ao aliado e disse que espera contar com seu apoio no Senado.

O comando da sessão de abertura do Senado Federal é um fato histórico para o senador, uma vez que cabe ao presidente desta sessão, também, a coordenação dos trabalhos que resultam na eleição da Mesa Diretora da Casa.

A posse dos senadores está marcada para as 10 horas da manhã do dia 1º de fevereiro, período em que Cafeteira já deverá ter recebido alta do Hospital Sírio-Libanês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.