Brasil se dispõe a intermediar futura transição em Cuba

Atualizada em 27/03/2022 às 14h09

BRASÍLIA - O futuro embaixador do Brasil nos Estados Unidos ainda não assumiu o cargo, mas já se posiciona quanto a uma eventual transição de governo cubana. Antônio de Aguiar Patriota assumirá o posto de embaixador brasileiro em Washington nas próximas semanas.

Em entrevista à Agência Brasil, Patriota revela que o País está pronto para intermediar uma futura transição de poder em Cuba.

"Considero que haja um papel a ser desempenhado pelo Brasil na busca de uma transição para a democracia que seja a mais tranqüila possível", avalia o futuro embaixador. Para Patriota, o Brasil não pode se isentar de temas importantes da agenda internacional, ainda mais os geograficamente próximos.

O embaixador também aposta em um diálogo com os EUA. "Tenho certeza de que o governo norte-americano terá muito interesse em ouvir as nossas ponderações e análises".

Ainda referente à superpotência americana, Patriota ressalta o reconhecimento das missões brasileiras no Haiti e aponta o biocombustível como interesse mútuo das duas nações.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo plenário do Senado, Patriota ocupava o cargo de subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.