SÃO PAULO - Com a ajuda de um aparelho de ressonância magnética, pesquisadores nos Estados Unidos dizendo ter conseguido espionar um elemento fundamental do raciocínio humano: a capacidade de antever e planejar o futuro.
Embora muitos mecanismos ligados a essa capacidade ainda continuem misteriosos, os cientistas da Universidade Washington em Saint Louis dizendo ter conseguido as primeiras pistas sobre como ela funciona. E, por estranho que pareça, ela parece ter algo a ver com a parte do cérebro que nos permite imaginar que estamos mexendo uma parte do corpo.
Para facilitar a abordagem de um problema tão complicado, Karl K. Szpunar e seus colegas decidiram estudar a modalidade conhecida como "pensamento episódico futuro". Nele, a pessoa imagina a si mesma especificamente desempenhando uma ação no futuro. Como forma de comparação, eles propuseram também que os voluntários revivessem mentalmente uma ação que praticaram no passado e que tentassem imaginar o ex-presidente americano Bill Clinton praticando uma ação qualquer (sem referência temporal).
Os pesquisadores usaram o aparelho de ressonância magnética funcional (ou fMRI) para analisar dez segundos de atividade cerebral em cada um dos cenários. Os resultados foram no mínimo curiosos. As áreas do cérebro mais ativas durante a projeção de ações futuras foram as mesmas ligadas a movimentos imaginados do corpo. Já um segundo grupo de áreas ficou ativo tanto nos cenários do passado quanto do futuro e parece estar ligado também ao raciocínio visual e espacial.
Continua após a publicidade..
Os pesquisadores dizem que seria possível arriscar algumas explicações preliminares nos dois casos. Pessoas tentando planejar ações futuras naturalmente teriam de pensar nos movimentos que realizariam; e, ao mesmo tempo, imaginar os lugares e espaços onde estariam para realizar esses feitos.
O estudo está na edição desta semana da revista científica "PNAS".
Informações do G1
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias