Lula indica que Gil deve continuar no Ministério da Cultura

Atualizada em 27/03/2022 às 14h10

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu indicações nesta quinta-feira de que o ministro da Cultura, Gilberto Gil, deve seguir no cargo no segundo mandato.

Em entrevista a jornalistas, Lula classificou o ministro de "unanimidade nacional na área de cultura" e afirmou que tentou convencê-lo a permanecer à frente da pasta.

"Eu fiz ver ao Gil que uma pessoa que construiu no ministério o que o Gil construiu, não tem por que sair", disse Lula após uma confraternização de Natal com servidores do Palácio do Planalto.

Lula ainda não anunciou seu ministério para o segundo mandato, que começa em 1o de janeiro. Apenas o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, já disse que não seguirá na pasta, mas foi convencido por Lula a seguir no ministério até o final de janeiro.

O presidente deve ter trabalho para atender aos interesses dos dez partidos que formam a coalizão de governo no segundo mandato: PT, PMDB, PSB, PP, PDT, PTB, PR (ex-PL), PCdoB, PV e PRB.

Mas, questionado por jornalistas nesta quinta, ele não mostrou pressa: "Não, não precisa ter posse para ministro (em 1o de janeiro, data da posse do presidente)".

Informações do G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.