RIO DE JANEIRO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou os dois financiamentos solicitados há um ano pela Petrobras para construção do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), no total de 1,36 bilhão de reais.
Segundo comunicado divulgado pelo banco nesta quinta-feira, 1,05 bilhão de reais será aplicado na aquisição de tubos para o Gasoduto Cacimbas(ES)-Catu(BA), com cerca de 940 quilômetros de extensão e investimento estimado de 3,5 bilhões de reais.
O segundo empréstimo será de 312 milhões de reais e destina-se à construção do Gasoduto Cabiúnas(RJ)-Vitória(ES), com aproximadamente 300 quilômetros de extensão e investimento global de 1,5 bilhão de reais.
O Gasene terá 1,4 mil quilômetros de extensão e capacidade de transportar 20 milhões metros cúbicos de gás por dia. O início do duto será no terminal de Cabiúnas, no Rio de Janeiro, e o final em Catu, na Bahia.
O Projeto Gasene faz parte do Plano de Antecipação da Produção de Gás (Plangás) do país, criado após a crise com a Bolívia, no início do ano.
O Plangás tem por objetivo a elevação da produção e da oferta de gás natural na região Sudeste entre 2006 e 2010. O projeto prevê o crescimento de cerca de 24 milhões de metros cúbicos por dia na oferta de gás nacional no Sul e Sudeste, elevando-a dos atuais 15,8 milhões de metros cúbicos por dia para 40 milhões de metros cúbicos por dia ao final de 2008.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.